Música
24
jun

36 variações sobre um povo unido jamais será vencido, com karin fernandes

  • instituto cpfl
  • 20:00

Mosaico
As apresentações do módulo Mosaico, de abril a junho, desafiam os conceitos e preceitos que dividem a música popular da erudita nos séculos 20 e 21 e mergulham na realidade política que nos cerca.

Em junho, Ouvido Suspenso, com Lola Malique e Michelle Agnes do IRCAM, explora as possibilidades funcionais e sensoriais da música no mundo atual. E a pianista Karin Fernandes interpreta a obra politicamente engajada que melhor representou a resistência às ditaduras da América Latina nos anos 1970, nas 36 Variações sobre Um Povo Unido Jamais Será Vencido, de Frederic Rzewski.

Thais Nicolau

_____________

24/06 | sáb | 20h
36 Variações sobre Um Povo Unido Jamais Será Vencido, com Karin Fernandes
Grande parte da obra do compositor americano Frederic Rzewski reflete sua intenção de unificar a linguagem politica e musical.  Nesta obra, uma das mais impactantes obras do repertorio pianístico, Rzewski se baseia no tema popular chileno intitulado “El Pueblo Unido Jamás Será Vencido” de Sergio Ortega e em forma de variações representa a transformação da população ao passar por uma revolução social, mostrando momentos de instabilidade, oportunidades de reinvenção e criação de um novo amanhã.

Programa:
36 Variations on “The People United Will Never Be Defeated!” (1979)
Frederic Rzewski (1938 -)
Karin Fernandes, piano


Sala Umuarama. Entrada gratuita, com retirada de ingresso a partir das 19h (2 ingressos por pessoa).