09
maio

9/5 | sex | 19h | café filosófico cpfl ao vivo | As transformações no mundo contemporâneo, com Regina Herzog

  • 19:00

09/05 | sex | 19h

As transformações no mundo contemporâneo

Com Regina Herzog, psicanalista e professora da UFRJ

A psicanalista Regina Herzog vai abrir este ciclo abordando a contemporaneidade em seus vários aspectos, sua diferença em relação a um passado recente e as mudanças que podem ser vislumbradas em um futuro próximo. A finalidade da discussão é mostrar que não existem vilões e vítimas neste cenário, mas estamos diante de uma correlação de forças que impõem outra forma de viver e se expressar.

módulo: O sofrimento humano nos tempos atuais
curadoria: Regina Herzog

Nos tempos atuais, assistimos a vastas transformações nos diversos setores da sociedade. Transformações políticas, sociais, econômicas e tecnológicas, abrindo diversas possibilidades de intervenção na saúde, o que certamente provoca os mais variados efeitos nos indivíduos. Fala-se muito que vivemos tempos de crise que acarretam uma revolução no modo de ser e de se estar no mundo. E o que é uma crise? O termo crise pode ter uma conotação positiva (no sentido de evolução, crescimento) ou negativa (como perda ou regressão); seja como for, crise remete a uma ruptura, uma mudança brusca com referência a um determinado status quo. Como encarar este momento, ou melhor, como vivenciamos este momento? Qual a razão de tanto sofrer, de tantos dissabores que distinguem o final do século XX e início do presente século com a marca da depressão? Costuma-se dizer que esta crise é a responsável pelo profundo mal-estar do ser humano com relação a si próprio ou ao convívio com seus semelhantes.

Nestas quatro palestras vamos discutir como se forma este quadro, analisando as transformações do mundo contemporâneo e sua incidência nas configurações subjetivas e nas relações sociais. Os temas abordados vão buscar retratar este cenário a partir das seguintes indagações: Como se apresenta hoje o sofrimento humano? Seriam as inovações tecnológicas  as responsáveis por esse mal-estar?  A felicidade se tornou uma obsessão? O avesso da depressão é a competência? Os sintomas contemporâneos são novos ou simplesmente uma repetição do que sempre houve? De que forma sentimentos como vergonha e humilhação, que aparecem como inibições e compulsões, permeiam as relações na atualidade?

Regina Herzog – Psicanalista, professora associada do Programa de pós-graduação em Teoria Psicanalítica/Instituto de Psicologia/UFRJ, coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade (NEPECC), pesquisadora de produtividade em pesquisa do CNPq.

módulo: O sofrimento humano nos tempos atuais
curadorRegina Herzog
tema: As transformações no mundo contemporâneo
palestrante:
 Regina Herzog
local: instituto cpfl | cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 9 de maio de 2014;
horário: 19h;
capacidade: café filosófico: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
informações: instituto cpfl  (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;