Café Filosófico
08
jun

adolescentes e adultos: tudo fora do eixo, com diana e mário corso

  • instituto cpfl
  • 19:00

café filosófico cpfl


08/06| sex | 19h

adolescentes e adultos: tudo fora do eixo
com os psicanalistas diana e mário corso

Há mal estares próprios da puberdade e da adolescência – angústias, desesperanças, autocrítica feroz, tendência ao isolamento, pensamentos mórbidos – deles provém algumas das manifestações mais condenadas e assustadoras dessas etapas. Esses sofrimentos são particularmente insuportáveis para seus adultos, que preferem imaginá-los como libertinos, belos e desenfreados, movidos por tempestades hormonais e alheios às regras e deveres da sociedade.

É na adolescência que os jovens mais precisariam que os mais velhos mantivessem algum equilíbrio. Infelizmente, estes costumam também entrar em crise. Tudo fica fora do eixo, principalmente os adultos que compreendem a adolescência através da lente de seus preconceitos e fantasias, pois sempre têm pendências com o próprio passado e temores sobre o futuro.

___ ___

encontro do módulo:

Adolescência em cartaz
curadoria | diana e mário corso, psicanalistas

Os autores de Adolescência em cartaz: psicanálise e filmes para entendê-la recorrem ao cinema para lançar um olhar psicanalítico sobre a adolescência. Época de colocar a família em cheque, de amizades e amores intensos, de uma relação de fascínio e horror com o espelho, tempo de bravatas, riscos e de inquietudes para seus adultos. Nossos programas serão organizados por temáticas, com ênfase no que tira o sono dos mais velhos. Serão representadas por filmes, desde clássicos como Juventude TransviadaLaranja Mecânica e Carrie, até sucessos mais recentes como JunoAs Vantagens de ser Invisível e Azul é a Cor Mais Quente. A ideia é que a magia do cinema possa despertar um sentimento de empatia com a adolescência que um dia também foi nossa.

Veja as outras gravações deste módulo.