Café Filosófico
11
ago

agenda | a violência contra a mulher no âmbito familiar

  • campinas (sp)
  • 19:00

11/08 | sex | 19h
A violência contra a mulher no âmbito familiar
com Adriana Mello, juíza
A violência doméstica contra a mulher ganhou visibilidade, mas apesar de ser crime e grave violação de direitos humanos, segue vitimando milhares de brasileiras, pois 38,72% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu mais de 110 mil medidas protetivas, em cinco anos, uma média de 1.833 ações por mês com número crescente até os dias atuais. Em um ranking de 83 países, o Brasil ocupa a quinta posição entre as nações com o maior índice de homicídios femininos, com 4,8 assassinatos a cada 100 mil mulheres sendo que 33,2% dos acusados mantinham relacionamento com as vítimas.

Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Transmissão online pelo institutocpfl.org.br/aovivo.
Instituto CPFL: rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas.

______________

Palestra do módulo: As famílias em suas configurações contemporâneas, com curadoria de Maria Aglaé Tedesco Vilardo.
Nas múltiplas configurações das famílias na contemporaneidade é relevante a consciência do papel e responsabilidades exercidos em relações permeadas por intenso desequilíbrio de gênero. Afastar conceitos vistos como naturais exige questionamento dos padrões atuais em uma sociedade na qual a mulher é vista como cuidadora e o homem como provedor. Confira as outras palestras do módulo:

4/8 | sex | 19h
As configurações familiares e a violência simbólica de gênero
com Maria Aglaé Tedesco Vilardo, juíza de direito
A relação de gêneros no universo da família contemporânea, que abrange discriminação e violência simbólica, física e moral, nos obriga à reflexão seguida de ação, com modificação de procedimentos arraigados pela repetição e atitudes positivas para divisão de responsabilidades parentais e conjugais. Confira mais detalhes.
___

18/8 | sex | 19h
Sexualidade nas diferentes configurações familiares
com Maria Cristina Werner, psicóloga
No cenário contemporâneo, a morte do modelo familiar hegemônico fez surgir uma miríade de arranjos familiares possíveis, cada um com regras de funcionamento próprios. Os aspectos familiares que mais se modificaram foram as expressões dos afetos e da sexualidade dentro das relações conjugais e familiares. Confira mais detalhes.
___

25/8 | sex | 19h
A criança na família brasileira e a discriminação racial e social
com Ivone Ferreira Caetano, desembargadora
Há um conceito histórico na criação dos filhos no brasil apresentado de acordo com as classes sociais, especialmente dos excluídos, tendo em vista os segmentos étnicos e sociais, levando em consideração os grupos brancos, negros e indígenas. as transformações e sedimentações da personalidade na infância dependerão do ambiente familiar e social no qual as crianças transitarem. Confira mais detalhes.