15
mar

Café Filosófico CPFL | A preguiça e a melancolia, com Oswaldo Giacoia

  • 19:00

Módulo – Os 7 prazeres capitais – pecados e virtudes hoje

O afã de normar classificou como 7 os pecados que levam o homem à perdição. São capitais, pois pertencem à categoria de erros que geram novos erros. Eles apresentam, de muitas formas, caminhos para compreender as pessoas e seus comportamentos mais usuais.  O ciclo discute ações humanas sob o prisma de especialistas em diversas áreas. Pecar seria um desvio da nossa natureza ou a virtude em si é que nos afastaria do que somos de fato? A virtude seria a exceção e uma construção de moralistas e o pecado seria nosso “natural”?  O prazer de pecar e o afã de normar orientam este ciclo.

Palestra – A preguiça e a melancolia 

Em nossas sociedades pós industriais contemporâneas, que padecem as primeiras dores de parto de novas formas de vida, o imperativo categórico do sucesso social por meio de performances e rendimentos mantém o ócio sob suspeita e banimento, como algo da ordem do desajuste e anormalidade, a despeito de todas as utopias que celebravam as promessas da tecnologia como a realização da fantasia de uma libertação do homem da escravidão da servidão e da necessidade, como as núpcias entre o trabalho produtivo e o lazer. Seria o caso de se pensar num papel positivo para categorias politicamente ainda descreditadas, como as diferentes modalidades de transgressivas de excesso, prodigalidade, desperdício: o não fazer nada, a total ausência de finalidade e instrumentalização, em ruptura com a exigência de consumo infinito e permanente entretenimento, como um modo inteligente e superabundante de vida, para além da escassez, da penúria e da falta, uma diligência e cuidado de si verdadeiramente dissipatório, capaz de descerrar horizontes para experiências que representassem alternativas mais ricas de subjetivação, à revelia e na contra-corrente da compulsão à produtividade, de um ideal de felicidade banalizado como bem estar, segurança, ausência de dor e sucesso social.

Lançamento do livro Heidegger Urgente (Três Estrelas)

Logo após a participação no Café Filosófico CPFL, o filósofo e professor Oswaldo Giacoia Jr. autografará o livro Heidegger urgente – Introdução a um novo pensar (Três Estrelas, 144 páginas, R$ 29,90).

Segundo Giacoia, a filosofia do século 20 pode ser dividida entre an­tes e depois de Martin Heidegger (1889-1976). Sua obra é uma das mais complexas e fundas medita­ções sobre o destino do homem, após terem sido jogados por terra tanto os alicerces da religião e da metafísica quanto os do próprio humanismo.

Como Heidegger pode, entretanto, nos ajudar a pensar a nossa época? É sobre essa questão que o autor se detém em Heidegger urgente – ao mesmo tempo uma intro­dução à filosofia do pensador alemão e uma refle­xão sobre a atualidade de suas ideias.

Em face da expansão desmesurada das tecnociências e da crise que atinge todos os domínios da vida espiritual, faz-se urgente, segundo Giacoia, um re­torno a Heidegger: “Ele é, para nós, um companhei­ro de viagem indispensável no atravessamento do século 21”.

Giacoia também apresenta nesta obra introdu­tória os principais conceitos e os mais importantes livros de Heidegger, como Ser e tempo.

 

Com Oswaldo Giacoia, filósofo e professor brasileiro, atualmente livre docente na Universidade Estadual de Campinas.

Café Filosófico CPFL
Módulo:
 Os 7 prazeres capitais – pecados e virtudes hoje
Curadoria: Leandro Karnal
Tema: A preguiça e a melancolia
Palestrante: Oswaldo Giacoia
Data:
 15 de março de 2013
Horário: 19h
Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br