05
set
até
19
set

café filosófico cpfl de setembro: do hedonismo à adicção: as drogas no mundo contemporâneo | programação completa

  • 19:00

confira a programação completa das palestras do café filosófico cpfl de setembro!

módulo: do hedonismo à adicção: as drogas no mundo contemporâneo

curadoria: arthur guerra, professor associado de psiquiatria da faculdade de medicina da usp (são paulo) e consultor de empresas na área de saúde e qualidade de vida.

o uso de substâncias teve seu início pelo princípio da sensação de prazer, que pode ser alcançada de forma rápida. para algumas pessoas, é apenas mais um caminho. para outras, a persistência para alcançar objetivos a longo prazo perde o sentido. afinal, não é mais fácil a recompensa quase instantânea? tudo na vida tem um preço. e o princípio que antes era de sentir prazer, se transforma. um dependente químico usa sua substância para evitar o desprazer.

05/09 | sex | 19h

álcool: a droga legalizada

com arthur guerra, professor associado de psiquiatria da faculdade de medicina da usp (são paulo) e consultor de empresas na área de saúde e qualidade de vida.

o uso de álcool representa um hábito milenar, muito associado à imagem de celebração. sendo uma substância lícita, capaz de circular entre os mais diversos grupos sociais e situações, algumas vezes gera prejuízos a quem o consome. o programa trará uma reflexão interessante  sobre os diferentes cenários onde a bebida alcoólica é usada, inclusive podendo trazer problemas ao indivíduo, familiares e a sociedade de uma forma geral.

12/09 | sex | 19h

maconha: entre a ciência e a sociedade

com hercílio de oliveira, médico psiquiatra, especialista em dependências de drogas pelo centre of addictions and mental health

hercílio de oliveira

conhecida e utilizada em todo o mundo há milhares de anos, a maconha continua presente em nossa cultura e, nos últimos anos, observa-se discussão calorosa sobre os prejuízos associados ao seu uso e os benefícios da sua possível legalização. enquanto alguns países iniciam experiências inovadoras de permissão ao uso recreativo e medicinal, a sociedade brasileira procura suas respostas.

19/09 | sex | 19h

das folhas às pedras: perigos da cocaína e do crack

com paulo j. cunha, neuropsicólogo

o uso milenar das folhas de coca por povos da américa do sul encantou os europeus desde o princípio. a partir da descoberta da cocaína, a droga expandiu-se de maneira rápida e intensa, tanto que os primeiros relatos sobre seus efeitos exaltavam apenas as sensações de euforia e prazer proporcionadas pela droga. a partir daí, relatos sobre problemas graves começaram a aparecer na literatura, o que mudou de uma vez por todas as nossas concepções sobre a droga. hoje em dia, com a expansão do crack, são maiores ainda os perigos desta droga, o que torna as tarefas de prevenção de tratamento ainda mais desafiadoras para os profissionais e para a sociedade

03/10 | sex | 19h

cigarro: de símbolo de status à condenação

com joão maurício maia, psiquiatra

o conhecimento dos malefícios do uso crônico do tabaco alimentou uma grande pressão para o combate ao tabagismo, que por vezes se confunde com o tabagista. discutiremos a transição do papel glamoroso do fumante para uma posição de certa discriminação, passando por temas como história, cinema, estigma, propaganda, fumo passivo, light smokers, e o novo cigarro eletrônico.