14
mar

Café Filosófico CPFL | E você, está se preparando para a velhice ou vai se deixar surpreender? com Alexandre Kalache

  • 19:00

Módulo: Viveremos trinta anos mais do que nossos avós – e daí?

Uma das poucas certezas que temos, tão antiga quanto o tempo, é a de que a cada dia que passa, ficamos mais velhos. Mas agora, junto com o prolongamento da nossa expectativa de vida, enfrentamos o imperativo de vivê-la intensamente. E como é possível viver mais tempo e mais intensamente? Esta série propõe refletir sobre esse desafio que todos, independentemente da idade, teremos que enfrentar. Pensar nas consequências do envelhecer, na necessidade de melhor se preparar para esta etapa da vida. Questionar as implicações dessa nova realidade tanto para nós mesmos, como para a realidade social de um país que já vive o crescimento de sua população idosa.

14/03 | sex | 19h

E você, está se preparando para a velhice ou vai se deixar surpreender?

Com Alexandre Kalache, médico, presidente do centro internacional de longevidade

Existe hoje um novo marco politico do envelhecimento ativo. Estamos preparados individualmente e socialmente para a velhice? Segundo o médico Alexandre Kalache, a velhice pode ser maravilhosa, uma vez que já não temos mais as pressões de construir uma carreira, criar filhos, dar conta de mil tarefas e demandas… Desde que você tenha boa saúde, renda suficiente, conhecimentos, apoio familiar e amigos, o tal do capital social. Mas pode também ser uma etapa da vida com solidão, sofrimento, inseguranças. Portanto, é fundamental se sentir protegido e amparado. Mas no Brasil a prevenção deixa a desejar. Segundo Kalache, é necessário o desenvolvimento de uma cultura do cuidado, pois estamos sofrendo uma “síndrome da insuficiência familiar” e precisamos melhorar nossas relações intergeracionais.

Alexandre Kalache é médico e gerontólogo formado pela UFRJ e PhD em Epidemiologia pela Universidade de Oxford. Ex-diretor do departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde.  Presidente do Centro Internacional de Longevidade (ILC-BR), organização da sociedade civil, parceira do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe).

Módulo: Viveremos trinta anos mais do que nossos avós – e daí?
Curador: Alexandre Kalache
Tema: E você, está se preparando para a velhice ou vai se deixar surpreender?
Palestrante:
 Alexandre Kalache
Local: Instituto CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP);
Data: 14 de março de 2014;
Horário: 19h;
Capacidade: Café Filosófico: 180 lugares;
Classificação Etária: 14 anos;
Transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Vagas Limitadas;
Informações: Instituto CPFL | Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;