19
abr

Café Filosófico CPFL | Gula: entre vícios e virtudes, uma história da relação da humanidade com sua alimentação, com Luiz Estevam de Oliveira Fernandes

  • 19:00

Módulo – Os 7 prazeres capitais – pecados e virtudes hoje

O afã de normar classificou como 7 os pecados que levam o homem à perdição. São capitais, pois pertencem à categoria de erros que geram novos erros. Eles apresentam, de muitas formas, caminhos para compreender as pessoas e seus comportamentos mais usuais.  O ciclo discute ações humanas sob o prisma de especialistas em diversas áreas. Pecar seria um desvio da nossa natureza ou a virtude em si é que nos afastaria do que somos de fato? A virtude seria a exceção e uma construção de moralistas e o pecado seria nosso “natural”?  O prazer de pecar e o afã de normar orientam este ciclo.

Palestra – Gula: entre vícios e virtudes, uma história da relação da humanidade com sua alimentação

O tema é o da angústia e o do prazer modernos associados à gula. O pecado/virtude que está atrelado, nos dias atuais, a múltiplas coisas: diabetes, colesterol, obesidade de um lado; gourmet, gourmand e boa mesa de outro. Dessa constatação, podemos refletir sobre uma série de consequências igualmente polares.

O controle obsessivo do peso, da boa forma, da alimentação sem açúcar, sem gordura, transformada em mera questão de nutrientes. O reforço positivo dessa tendência está na moda. Lá estão os personal trainers, academias de ginástica, nutricionistas. Revistas especializadas, sites de internet, livros e programas de TV passam a mesma mensagem: atenção com o que come e bebe: você morre pela boca! Aqui, o mito da eterna saúde, juventude ou da imortalidade. A angústia de contar calorias consumidas e gastas.

Ou, em leitura igualmente egocêntrica, o convívio com família, amigos, os bons momentos associados ao cozinhar, comer e beber ou em qualidade, ou em profusão, ou os dois. Na moda estão os enólogos, baristas, chefes de cozinha. Outras muitas revistas, sites de internet, livros e programas de TV passam a mensagem: coma e beba bem, atento ao sabor – só se vive uma vez! O prazer de esquecer-se de tudo diante de uma obra de arte em forma de prato ou taça.

O glutão que entre a anorexia e a operação bariátrica, entre o infarto e as injeções de insulina, deve escolher qual rota tomar a cada desejo alimentar que se lhe acomete. O guloso, em vocabulário mais místico, que entre a danação e a salvação, deve escolher ou a temperança para se manter virtuoso, ou o prazer efêmero de ceder à tentação e arcar, portanto, com a condenação de sua alma para todo o sempre. No meio disso, o pecado que a Igreja transformou em capital na Idade Média: a gula. Como será que historicamente a humanidade inventou a gula? Como se relacionou com ela associando-lhe culpa? Como a obesidade foi de algo a se desejar, cultivar, admirar, à estigma?

Com o historiador Luiz Estevam de Oliveira Fernandes

Café Filosófico CPFL
Módulo:
 Os 7 prazeres capitais – pecados e virtudes hoje
Curadoria: Leandro Karnal
Tema: Gula: entre vícios e virtudes, uma história da relação da humanidade com sua alimentação
Palestrante: Luiz Estevam de Oliveira Fernandes
Data:
 19 de abril de 2013
Horário: 19h
Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br