17
maio

Café Filosófico CPFL | Internet e Economia, com Gilson Schwartz

  • 19:00

Internet e Economia

A internet modificou profundamente as relações entre  o mercado e a sociedade a partir de uma “iconomia” ou “economia dos ícones”. A economia política da internet abre perspectivas para o empreendedorismo, a criatividade e a cidadania? A internet reinventa a teoria econômica? Quais os impactos das tecnologias da imagem sobre as redes, a inteligência e a política?

Com Gilson Schwartz é economista, sociólogo, jornalista e professor da ECA-USP, onde coordena os grupos de pesquisa “Iconomia” e “Cidade do Conhecimento”. É colunista da revista Proxxima e blogueiro da EXAME.

Módulo: Como a internet está mudando nossas vidas? 

Cada revolução tecnológica muda nossas vidas, trazendo ganhos e perdas. Assim, por exemplo, a invenção da eletricidade permitiu estender nossas atividades normalmente durante a noite, mas também rompeu com o ciclo natural de vida diurna e noturna limitando nossas horas de sono; o carro permitiu o translado rápido, mas trouxe um número assustador de acidentes e a televisão nos possibilitou acessar uma gama enorme de imagens e informações, mas prejudicou o hábito da leitura. Hoje, é a Internet que está mudando nossas vidas, e estamos só no início de um processo de profundas transformações sociais.

Como a Internet influencia nosso cotidiano e o mundo em que vivemos? A internet penetra em praticamente todas as esferas da sociedade, pois ela afeta a comunicação, uma atividade fundamental do ser humano. A internet se faz presente nas relações pessoais, familiares, na educação, na cultura, na economia ou na politica, permitindo a comunicação e a transmissão de imagens e informações em tempo real, eliminando a barreira do espaço, e colocando a disposição do internauta o acervo de praticamente todo o conhecimento humano. Suas potencialidades são enormes, mas seu impacto apresenta, igualmente, desafios e problemas que chegam  a amedrontar.

O excesso de comunicação virtual prejudica as relações presenciais, ou mesmo leva a evitá-las? A separação entre vida privada e vida pública é sustentável quando as informações pessoais podem se acessadas por qualquer um?   Qual é o papel do professor quando cada aluno tem na sala de aula um computador na sua frente?  Como fica a autoridade dos pais quando desde a idade mais tenra a criança acessa um mundo de informações e contatos que eles não controlam?  Como afeta a militância, o debate e a participação politica?  Como muda o emprego, o trabalho e as transações econômicas?  Como se criam, divulgam e se consomem produtos culturais? Estamos mais sós e/ou mais comunicados?  Existe um paradigma que de conta da nova realidade ou os parâmetros para compreender a sociedade implodiram?

 

Café Filosófico CPFL
Módulo:
  Como a internet está mudando nossas vidas? 
Curadoria:  Bernardo Sorj
Tema: Internet e Economia
Palestrante: Gilson Schwartz
Data:
 17 de maio de 2013
Horário: 19h
Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br