28
jun

Café Filosófico CPFL | O que é sexualidade masculina “normal”?

  • 19:00

28/06 | sex | 19h

O que é sexualidade masculina “normal”?

A satisfação sexual das parceiras passa a ser um dos objetivos do homem contemporâneo. Cuidados com a saúde e o desempenho sexual abrem espaço para o surgimento de medicações e terapias. O que é sexualidade masculina “normal”. A resposta sexual masculina. O homem e sua próstata. Fatores de risco para as disfunções sexuais masculinas. Principais disfunções sexuais masculinas: breve descrição e tratamento de cada uma delas. A importância da parceira.

Com João Afif Abdo, médico urologista, mestre em Urologia pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo (EPM / UNIFESP). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Responsável pelo Serviço de Urologia do Hospital Santa Cruz de São Paulo. Tesoureiro da Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual (SLAMS).

Módulo: Construção e desconstrução da sexualidade nos tempos pós-modernos

O mundo assistiu, encantado e/ou estarrecido, o advento da pílula, a crescente inserção social/profissional/sexual da mulher, a iniciação sexual cada vez mais precoce, os casamentos protelados pelos hetero e reivindicados pelos homossexuais, o flagelo da AIDS e a esperança de cura, a revelação da diversidade sexual em sua real e antes inimaginável dimensão, o sexo virtual como forma de “sexo protegido”, a monogamia desacreditada, a multiplicidade de parceiros simultâneos ou sequenciais, o aborto, a reprodução assistida, o sexo sem amor e o amor sem sexo… O que conspira a favor da permissividade ao desejo também conspira para a abstinência e a inapetência sexual.

As mulheres como sujeitos de seu próprio prazer, mesmo em tempos de mudanças radicais no universo sexual, despertam polêmicas. Liberais e conservadores se enfrentam em torno de questões como a legitimidade do sexo feminino livre, a opção por não constituir uma família tradicional com marido e filhos, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o sexo pelo sexo. A subjetividade feminina, nesse contexto, dá lugar ao pragmatismo e à dissolução do até aqui inabalável padrão da feminilidade. Ser mulher e ser homem ganham diferentes paradigmas. A identidade sexual sobrepõe–se ao sexo consignado.

Esses novos ordenamentos sexuais são hoje questionados: há quem duvide que eles tragam felicidade por si só e quem acredite que possam ser uma nova fonte de decepção e angústia.

Em tempos nos quais os homens se cobram satisfazer sexualmente suas parceiras, os cuidados dispensados à saúde masculina ganham espaço e os remédios que garantem a performance  sexual dos homens chegam ao mercado. Que opções  tem a mulher contemporânea? Hormônios, neurotransmissores, influências psicossociais, educação… são aventados como possíveis (mas frágeis) pontos de partida… em contrapartida àquela revolução que  há décadas o mundo assistiu.

Café Filosófico CPFL
Módulo:
  Construção e desconstrução da sexualidade nos tempos pós-modernos
Curadoria:  Carmita Abdo
Tema: O que é sexualidade masculina “normal”?
Palestrante: João Afif Abdo
Data:
 28 de junho de 2013
Horário: 19h
Local: Instituto CPFL | Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br