25
out

Ao vivo agora: Luiz Felipe Pondé

  • 15:00

Acompanhe a transmissão ao vivo neste link.

O filósofo, escritor e colunista da Folha de São Paulo Luiz Felipe Pondé é o convidado da vez na edição especial do programa Café Filosófico CPFL que será sediado em 25 de outubro, às 15h, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília-DF (SGAN 603, Módulos I e J, Auditório I). O debate é gratuito e será aberto ao público a partir das 14h, por ordem de chegada, e sua gravação será disponibilizada no site e no aplicativo do Instituto CPFL Cultura (www.institutocpfl.org.br/cultura/).

Com mais de dez anos de programação regular, o Café Filosófico CPFL é uma série de encontros nos quais são abordados os anseios e angústias na sociedade contemporânea por personalidades do mundo cultural e acadêmico. Pondé abordará o tema “Existe limite entre o homem e a máquina? ”. Desde o mito de Prometeu (que nos deu o fogo) na Grécia, passando pelo Dr. Frankenstein e chegando à manipulação gênica, perdemos a perda de limites no uso da técnica. Existirá mesmo um limite a ser respeitado?

Com graduação e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Epistemologia pela Universidade de Tel Aviv, Luiz Felipe Pondé escreve semanalmente na Folha de São Paulo sobre temas como comportamento, religião e ciência. É autor de diversas obras, entre elas O homem insuficiente: Comentários de Psicologia Pascaliana (2001), Conhecimento na desgraça: Ensaio da Epistemologia Pascaliana (2004), Crítica e profecia: filosofia da religião em Dostoiévski (2003), Do pensamento no deserto: Ensaio de Filosofia, Teologia e Literatura (2009), Contra um mundo melhor: Ensaios do Afeto (2010), O Catolicismo Hoje (2011), Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (2012), A filosofia da adúltera – Ensaios Selvagens (2013), A era do ressentimento: uma agenda para o contemporâneo (2014), Os Dez Mandamentos (+ Um) (2015) e Filosofia para Corajosos (2016). É co-autor dos livros “Verdades e Mentiras – Ética e Democracia no Brasil” (2016) e Por que virei à direita: Três intelectuais explicam sua opção pelo conservadorismo (2012).

Esta será a terceira gravação do Café Filosófico CPFL na ANEEL. A primeira edição foi realizada em 2014 com a antropóloga Mirian Goldenberg. A segunda, em 2015, contou com a participação do historiador José Alves de Freitas Neto.