04
set
até
23
set

cine cpfl cultura: cores de almodóvar | programação completa

  • 19:00

cores de almodóvar

nos quatro filmes escolhidos pela cpfl cultura no mês de setembro, o diretor espanhol pedro almodóvar, faz um mergulho profundo em temas como sexualidade, gênero, violência contra a mulher, consciência, paixões e desejos irrefreáveis, todos permeados pelas cores características em sua obra: a intensidade do vermelho, a calmaria do azul, a ansiedade do amarelo.

antes das sessões, o público confere os documentários produzidos a partir de temas debatidos na cpfl cultura.

4/9 | qui

19h | Novos Sujeitos

Evaldo Mocarzel, 26 min, documentário, 10 anos

Documentário produzido por um conjunto de ideias e filósofos cujo tema central é a reflexão sobre o advento de novos sujeitos e seu potencial transformador. Novos sujeitos políticos, novos sujeitos da expressão, novos sujeitos do desejo, novos sujeitos do trabalho: estes foram os eixos. Através da articulação entre política, linguagem, mente e trabalho esperamos dar conta das mutações que se anunciam no interior de nossas formas de vida.

20h | Volver

volver_

volver

Almodóvar, 121 min, 14 anos

Raimunda (Penélope Cruz) é uma jovem mãe, bastante trabalhadora e atraente, mas também frágil emocionalmente, pois guarda um segredo terrível desde sua infância. Vive com um marido desempregado e uma filha em plena adolescência. As finanças familiares não vão muito bem, e assim Raimunda tem diversos empregos. Sua irmã Sole é um pouco mais velha. Tímida e receosa, ela ganha vida com um salão de beleza ilegal. Seu marido a abandonou e fugiu com uma cliente e desde então ela vive sozinha. Paula é tia delas e mora em uma aldeia em La Mancha, onde toda a família nasceu. Uma aldeia castigada pelos ventos leste, a causa direta do alto índice de insanidade registrado lá e responsável pelos diversos incêndios que devastam a área em todos os verões.

11/9 | qui

19h | Meio ambiente e ciência

Evaldo Mocarzel, 26 min, documentário, 10 anos 

O que é proibido e o que é permitido na sociedade atual? Quais são os códigos morais e referenciais éticos? Documentário produzido por um conjunto de ideias e filósofos cujo tema central é um panorama da evolução da ciência nos últimos cem anos, enfatizando as principais descobertas científicas e seu impacto na sociedade.

carne tremula

carne trêmula

20h | Carne trêmula

Almodóvar, 98 min, 14 anos

Enquanto espera pelo entregador de heroína, a prostituta Elena (Francesca Neri) recebe a visita inesperada do entregador de pizza Victor Plaza (Liberto Rabal). Em meio à confusão que se arma, os policiais David (Javier Bardem) e Sancho (José Sancho) aparecem e suas vidas mudam para sempre.

18/9 | qui 

19h | Família

Jorge Bodanzky, 26 min, documentário, 14 anos

fale-com-ela

fale com ela

20h | Fale com ela

Almodóvar, 112 min, 14 anos

A cortina de flores e franjas douradas é aberta, revelando um espetáculo de Pina Bausch. Na plateia, dois homens estão sentados juntos por mero acaso, pois não se conhecem. Eles são Benigno, um jovem enfermeiro, e Marco, um escritor de quarenta e poucos anos. No palco estão duas mulheres de olhos fechados e braços estendidos, movendo-se ao som de ‘The Fairy Queen’, de Henry Purcell. A apresentação é tão comovente que Marco se põe a chorar. Benigno vê o brilho de suas lágrimas na escuridão do teatro. Ele gostaria de dizer a Marco que também está comovido, mas falta-lhe coragem. Meses mais tarde, os dois voltam a se cruzar na clínica particular El Bosque, onde Benigno trabalha. É que Lydia, a namorada de Marco e toureira profissional, foi ferida por um touro e está em coma. Por acaso, Benigno está cuidando de outra mulher também em coma, Alicia, uma jovem bailarina. Quando Benigno vê Marco passar em frente ao quarto de Alicia não pensa duas vezes e vai falar com ele. É o início de uma profunda amizade, tão linear quanto uma montanha russa.

25/9 | qui

19h | Sapiens Demens

Jorge Bodanzky, 26 min, documentário, 14 anos

20h | Tudo sobre minha mãe

Almodóvar, 101 min, 14 anos

tudo sobre minha mãe2

tudo sobre minha mãe

esteban completa 17 anos. para comemorar, manuela, sua mãe, o leva ao teatro para ver a peça ‘um bonde chamado desejo’. enquanto esperam um autógrafo da atriz que interpreta blanche dubois, huma rojo, manuela confessa emocionada a esteban que interpretou este mesmo papel há 20 anos, junto com o pai dele, de quem esteban não sabe nada. como presente de aniversário, manuela promete contar a ele tudo sobre seu pai. mas um acontecimento inesperado a impede de falar com esteban. desde esse dia manuela guarda um caderno de seu filho, com anotações para uma história intitulada ‘tudo sobre minha mãe’, e promete a si mesma sair em busca de ‘lola’, que antes se chamava também esteban e agora como travesti, se apresenta como mulher – e é o pai de seu filho.

local: auditório umuarama – cpfl cultura: rua jorge figueiredo corrêa, 1.632 | chácara primavera | campinas
capacidade: 162 lugares
entrada : entrada gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;