06
jun
até
25
jun

circuito de arte e cultura cpfl | caravana sotaques do brasil | junho

  • 20:00

a cpfl cultura retoma o circuito de arte e cultura, que leva cinema, teatro e música para o interior paulista. em junho, damos continuidade à “caravana sotaques do brasil”, uma turnê com artistas de várias localidades que apresentam espetáculos de música popular em diversas cidades de são paulo. o projeto tem como objetivo exaltar e valorizar a diversidade da cultura popular brasileira.

confira a programação completa:

04/06 | qui | 20h – Piracicaba

Show: Tião Carvalho

Cantor, compositor, músico e dançarino maranhense, é considerado um dos grandes nomes de expressão da cultura popular brasileira. Tião passeia livremente por diversos ritmos como, xote, baião, samba, tambor de crioula e bumba-meu-boi.

Local: Festa do Padroeiro – Praça José Bonifácio – Centro 

06/06 | sáb | 17h – Santos

Show: Celebrando Gil com Grupo Venta Som

Celebrando Gil visita a obra deste imenso compositor, instrumentista e cantor que tem marcado a história da música brasileira desde a década de 60. Artista completo, Gilberto Gil conseguiu ao mesmo tempo valorizar e fortalecer as raízes musicais brasileiras, e trazer de modo positivo os sons do mundo para sua poesia. O repertório conta com momentos marcantes da carreira de Gil, em novos arranjos para a formação de violão, sanfona, dois percussões e voz. Dirigido por Marquinho Mendonça e Joh Correa.

Local: Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto – Salão Nobre – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão

Abertura para o evento às 16h, entrada por ordem de chegada.

13/06 | sáb | 19h – Jundiaí

Show: Cia. Cabelo de Maria – São João do Carneirinho

Cia. Cabelo de Maria foi fundada por Renata Mattar e Gustavo Finkler no ano de 2007 com a proposta de compartilhar a pesquisa musical feita em viagens pelo Brasil, registrando músicas da tradição popular. “São João do Carneirinho” inicialmente destinado ao público infantil, resgata grandes clássicos de Luiz Gonzaga como, “Olha pro Céu”, “Sabiá”, “Vida de Viajante” e apresenta também obras como “Farofa fa” e “Severina Xique Xique”.  Arrasta pé, Coco, xote, baião, marchinhas, trazem a riqueza e a variedade de ritmos que alegra de criança a adultos.

Local: 3º Arraiá Nordestino – Rua Eunice Cavalcante, altura do nº 1639 – Residencial Jundiaí

14/06 | dom | 16h30 – Sorocaba

Show: Tião Carvalho

Cantor, compositor, músico e dançarino maranhense, é considerado um dos grandes nomes de expressão da cultura popular brasileira. Tião passeia livremente por diversos ritmos como, xote, baião, samba, tambor de crioula e bumba-meu-boi.

Local Projeto Viva a Cultura – Praça Frei Baraúna – Centro

19/06 | sex | 19h30 – Jaguariúna

Show: Bia Goes

Local: Teatro Dona Zenaide – Rua Alfredo Bueno, 1151, Centro

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo

 

20/06 | sáb | 21h – Salto

Show: Grupo Paranapanema convida Toinho Melodia

O Grupo Paranapanema é formado por músicos e pesquisadores da cultura popular brasileira com o objetivo de divulgar, registrar e valorizar as vertentes do samba paulista. O repertório e a pesquisa do grupo fazem o elo entre as origens do Samba Paulista e o samba presente nos grandes centros urbanos.Toinho Melodia muito cedo teve contato com a música através de sua família composta por músicos e admiradores da cultura popular. Sua chegada à capital paulista colocou-o em contato com grandes nomes como Talismã e Toniquinho Batuqueiro. Sempre fez parte de escolas de samba como Vai Vai e Vila Maria, como integrante da ala de compositores, atividade que iniciou aos 10 anos quando compôs seus primeiros versos. Hoje é integrante da Ala de Compositores do Kolombolo e do Samba da Vela. Foi gravado por Thobias da Vai Vai, entre outros.

Local Pavilhão das Artes – Praça Archimedes Lammoglia

21/06 | dom | 16h – Itu

Show: Karina Ninni

Karina Ninni tem um trabalho destacado por sua interpretação madura e afinação sempre precisa, recentemente, lançou seu segundo CD solo, “Samba do Bem”, no qual gravou sambas inéditos de diversos compositores brasileiros – dos conhecidos Délcio Carvalho e Celso Viáfora aos igualmente talentosos Leandro Dias e Douglas Germano. Sem dúvidas um repertório selecionado com muito capricho.

Local: 6ª Festa Japonesa de Itu – Praça Nossa Senhora da Candelária (Praça da Matriz) – Centro

25/06 | qui | 20h – Itatiba

Show: Cesinha Pivetta

Cantor e compositor, o paulistano Cesinha Pivetta defende as raízes do samba, tendo como fonte de inspiração o samba de raiz, entoado em encontros mensais do Samba do Bule, evento no qual é um dos fundadores. Envolvido com o samba desde criança procura unir versos modernos à tradição do ritmo.

Local: Teatro Ralino Zambotto – Rua Romeu Augusto Rela, 1100 – Jd. Engenho

Os ingressos para o show de Cesinha Pivetta serão distribuídos a partir do dia 19/06 no Museu Histórico Padre Lima (Praça da Bandeira, 122).