Café Filosófico
05
out

fé líquida, com leandro karnal 

  • teatro polytheama, jundiaí
  • 19:00

05/10/2018
fé líquida
com leandro karnal

Distribuição gratuita de ingressos a partir das 15h do dia 03/10/2018, através do site www.ingressorapido.com.br (máximo 2 ingressos por CPF). Os ingressos são limitados.

———–

O século 19 falava na morte de Deus e o século 20 enfatizou o vazio de sentido. A fé customizada e pouco desafiadora dominou o século 21 ao lado da emersão de uma nuvem tecnológica que paira sobre todos como o espaço intangível da sociabilidade e da existência. Seria um risco fenomenológico classificar a internet como o novo espaço do sagrado e do sentido? Quem seria o homem religioso do mundo líquido? Qual o espaço específico do Cristianismo no “Admirável mundo novo”?

Módulo

afinal, isso é tudo? fé, razão, fama e busca da transcendência no mundo líquido
curadoria | leandro karnal

O debate entre o racional Ivan e o místico Alexei, na obra Os irmãos Karamázov Dostoiévski), nunca se encerra. A sabedoria do mundo, a razão cega que Paulo debateu no Areópago de Atenas e que o ateu Žižek e o religioso Milbank colocaram no texto A Monstruosidade de Cristo é um fio de Ariadne permanente para entrar nas gramáticas das percepções humanas.

Entre os místicos como Mestre Eckhardt e a análise da religião-mercadoria de Marx, o que pode ser dito no mundo de 2018?  Seria hoje a exposição e a fama das redes uma nova forma de transcender? O selfie seria um ícone sagrado de uma crença narcísica? A nova busca de espiritualidade é a forma de consumo contemporâneo de sentido que torne o homem adequado ao mundo que vive e inserido em retóricas de felicidade pessoal e profissional?  O oposto da mística religiosa seria o materialismo ou a autoajuda?  A fé de 2018 seria o like? Afinal, isso é tudo?

A entrada será somente mediante apresentação dos ingressos no Teatro Polytheama, Rua Barão de Jundiaí, 176, Jundiaí, São Paulo.