13
nov

tv cultura | café filosófico | feminismos, corpo e saúde, com simone diniz

  • 22:00

Série: o que querem as mulheres?

O que querem as mulheres? Esta é uma pergunta que marcou o século XX após uma série de movimentos e conquistas femininas, que o tornou “o século das mulheres”. Elas reivindicaram a igualdade de direitos políticos, sociais, reprodutivos…; e hoje ainda lutam contra a violência doméstica e sexual, discriminação no trabalho, preconceitos.
Esta série do café filosófico reúne, pensadoras feministas de diferentes áreas do conhecimento, numa reflexão pela autonomia das mulheres.

Feminismos, corpo e saúde com Simone Diniz

A saúde estive na agenda de todas as gerações de feminismos, mas foi a partir das décadas de 1960 e 70 que os movimentos feministas deram ênfase às questões do corpo e colocaram em pauta discussões sobre a contracepção, o aborto e a crítica à medicalização da fisiologia feminina.

O modelo de medicina e de assistência à saúde do nosso país é baseado em um conhecimento decorrente de uma visão masculina.
Hoje o feminismo avançou e com ele vieram novos estudos sobre a biologia da mulher, influenciando também na implementação de políticas públicas. A batalha continua e o que se quer mudar vai muito além da técnica, envolve valores e posturas culturais. É o que a médica Simone Diniz traz neste Café Filosófico.

 

Série: O que querem as mulheres?
Programador: Marta Maia
Local: TV Cultura
Horário: 22h00
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000