Café Filosófico
27
abr

gravação | bourdieu: cultura, capital simbólico e reprodução, com ana maria almeida

  • instituto cpfl
  • 19:00

27/04 | sex| 19h

Bourdieu: cultura, capital simbólico e reprodução

Com Ana Maria F. Almeida, socióloga e pedagoga

 

Qual o papel da cultura para interpretar as formas como se organizam as sociedades? As formas de dominação podem ser dissimuladas em torno de uma suposta participação e consentimento social e cultural? Existe uma violência simbólica que marca o lugar social dos indivíduos e grupos na atualidade? E qual o lugar da juventude na produção e transformação da cultura? São algumas das questões que marcaram a obra de Pierre Bourdieu em seus múltiplos desdobramentos em campos como sociologia, antropologia, direito, educação história e economia e que são úteis para pensar os desafios do século 21.

Módulo: Grandes intérpretes para questões do século 21

Nestas quase duas décadas do século 21, o mundo parece ter se agigantado diante de nós. Espalhou-se pelas redes e impacta a forma como nos relacionamos. As relações entre sujeitos e coletividades estão marcadas por profundas mudanças que demandam novas narrativas sobre o existir, em meio a subjetividades transitórias e vínculos cada vez mais efêmeros.

Curador da série, o filósofo e historiador José Alves de Freitas Neto (foto) e seus convidados nos chamam a revisitar grandes intérpretes na busca por reflexões e possibilidades para nosso século. Dividido em 8 encontros, este módulo reúne intelectuais e pesquisadores brasileiros para debater ideias e possibilidades de interpretação fundamentais a essa busca. O ponto de partida vem de autores que marcaram a história da Filosofia, da Psicanálise e das Ciências Sociais, referências do século 20 e 21, como Hannah Arendt, Jacques Lacan, Michel Foucault e Judith Butler.

Confira as outras palestra do módulo.


Você pode participar desta gravação! Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Capacidade: 180 lugares. Acompanhe também ao vivo pelo institutocpfl.org.br/aovivo e pelas nossas páginas no Facebook e no Youtube. Instituto CPFL: rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas.