Café Filosófico
09
mar

gravação | hannah arendt: a capacidade de julgar, com josé alves de freitas neto

  • instituto cpfl
  • 19:00

09/03 | sex | 19h
Hannah Arendt: a capacidade de julgar
com José Alves de Freitas Neto, historiador

 

 

A banalidade do mal é chave fundamental no pensamento de Hannah Arendt e se desdobra nas questões que enfrentamos no século 21. É, de certa forma, uma advertência aos que supõem a existência de “monstros” humanos e procuram ocultar a percepção de que as pessoas comuns podem participar e produzir um mal extremo. O impasse entre a moral e política e as indiferenças em torno do outo, do reconhecimento da singularidade e da pluralidade, expõem uma outra questão: onde reside a nossa capacidade de julgar?

José Alves de Freitas Neto. Foto: Tatiana Ferro Fotografia

Módulo: Grandes intérpretes para questões do século 21

Nestas quase duas décadas do século 21, o mundo parece ter se agigantado diante de nós. Espalhou-se pelas redes e impacta a forma como nos relacionamos. As relações entre sujeitos e coletividades estão marcadas por profundas mudanças que demandam novas narrativas sobre o existir, em meio a subjetividades transitórias e vínculos cada vez mais efêmeros.

Curador da série, o filósofo e historiador José Alves de Freitas Neto (foto) e seus convidados nos chamam a revisitar grandes intérpretes na busca por reflexões e possibilidades para nosso século. Dividido em 8 encontros, este módulo reúne intelectuais e pesquisadores brasileiros para debater ideias e possibilidades de interpretação fundamentais a essa busca. O ponto de partida vem de autores que marcaram a história da Filosofia, da Psicanálise e das Ciências Sociais, referências do século 20 e 21, como Hannah Arendt, Jacques Lacan, Michel Foucault e Judith Butler.

Confira as outras palestra do módulo.


Você pode participar desta gravação! Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Capacidade: 180 lugares. Acompanhe também ao vivo pelo institutocpfl.org.br/aovivo e pelas nossas páginas no Facebook e no Youtube. Instituto CPFL: rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas.