Café Filosófico
06
abr

gravação | michel foucault: a filosofia como modo de vida, com margareth rago

  • instituto cpfl
  • 19:00

06/04 | sex | 19h
Michel Foucault: a filosofia como modo de vida
com Margareth Rago, historiadora

A filosofia para Michel Foucault tem um sentido prático, pois ela busca oferecer um “diagnóstico da nossa atualidade” fundamentado na compreensão de como as diferentes formas de poder nos afetam. Nessa filosofia, pensada como modo de vida, ganham destaque as formas que visam a constituição de subjetividades éticas e as práticas da liberdade que se opõem a uma visão fascista da vida.

Margareth Rago. Foto: Tatiana Ferro Fotografia

Módulo: Grandes intérpretes para questões do século 21

Nestas quase duas décadas do século 21, o mundo parece ter se agigantado diante de nós. Espalhou-se pelas redes e impacta a forma como nos relacionamos. As relações entre sujeitos e coletividades estão marcadas por profundas mudanças que demandam novas narrativas sobre o existir, em meio a subjetividades transitórias e vínculos cada vez mais efêmeros.

Curador da série, o filósofo e historiador José Alves de Freitas Neto (foto) e seus convidados nos chamam a revisitar grandes intérpretes na busca por reflexões e possibilidades para nosso século. Dividido em 8 encontros, este módulo reúne intelectuais e pesquisadores brasileiros para debater ideias e possibilidades de interpretação fundamentais a essa busca. O ponto de partida vem de autores que marcaram a história da Filosofia, da Psicanálise e das Ciências Sociais, referências do século 20 e 21, como Hannah Arendt, Jacques Lacan, Michel Foucault e Judith Butler.

Confira as outras palestra do módulo.


Você pode participar desta gravação! Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Capacidade: 180 lugares. Acompanhe também ao vivo pelo institutocpfl.org.br/aovivo e pelas nossas páginas no Facebook e no Youtube. Instituto CPFL: rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas.