Café Filosófico
13
abr

gravação | sartre: política, ética e engajamento, com renato janine ribeiro

  • instituto cpfl
  • 19:00

13/04 | sex | 19h
Sartre: política, ética e engajamento
Com Renato Janine Ribeiro, filósofo

A atuação de Sartre na vida pública suscita questões relacionadas ao engajamento e às discussões sobre ética e política. A proposta é refletir sobre três textos do filósofo do existencialismo: “As mãos sujas”, obra fundamental para pensar a política, e dois textos que se opõem em alguns pontos: “Os comunistas e a paz”, de 1952, e “O fantasma de Stalin”, de 1956, e discutir como a questão do engajamento continua merecendo ser discutida.

Renato Janine Ribeiro. Foto: Tatiana Ferro Fotografia

Módulo: Grandes intérpretes para questões do século 21

Nestas quase duas décadas do século 21, o mundo parece ter se agigantado diante de nós. Espalhou-se pelas redes e impacta a forma como nos relacionamos. As relações entre sujeitos e coletividades estão marcadas por profundas mudanças que demandam novas narrativas sobre o existir, em meio a subjetividades transitórias e vínculos cada vez mais efêmeros.

Curador da série, o filósofo e historiador José Alves de Freitas Neto (foto) e seus convidados nos chamam a revisitar grandes intérpretes na busca por reflexões e possibilidades para nosso século. Dividido em 8 encontros, este módulo reúne intelectuais e pesquisadores brasileiros para debater ideias e possibilidades de interpretação fundamentais a essa busca. O ponto de partida vem de autores que marcaram a história da Filosofia, da Psicanálise e das Ciências Sociais, referências do século 20 e 21, como Hannah Arendt, Jacques Lacan, Michel Foucault e Judith Butler.

Confira as outras palestra do módulo.


Você pode participar desta gravação! Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Capacidade: 180 lugares. Acompanhe também ao vivo pelo institutocpfl.org.br/aovivo e pelas nossas páginas no Facebook e no Youtube. Instituto CPFL: rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas.