29
mar

Música erudita contemporânea | Identidade e Melancolia

  • 20:00

Série: Mais que uma canção

A prática da canção é uma das manifestações mais importantes de diversas correntes musicais mundo afora. Entretanto, a modernidade ainda está por explorar todo o potencial da voz humana e sua combinação com diferentes formações instrumentais. A série, assim, reúne o trabalho de compositores brasileiros da nova geração, que foram convidados a criar ciclos de canções a partir de textos de jovens poetas. E dessas parcerias, articulando tradição e modernidade, surge um novo diálogo poético-musical, que tanto revisita com novo olhar temas-chave do cancioneiro ocidental – amor, paixão, desejo, natureza – como advoga em favor de uma não-poesia e abarca temas novos como a tecnologia e a vida urbana.

Curadoria: João Luiz Sampaio

João Luiz Sampaio é jornalista e crítico musical, editor-assistente do “Caderno2”, do jornal “O Estado de S. Paulo”. Mantém um blog especializado em música clássica no portal Estadão.com.br – blogs.estadao.com.br/joao-luiz-sampaio. É autor de “Ópera à Brasileira”, “Antonio Meneses: Arquitetura da Emoção” e “Guiomar Novaes do Brasil”, entre outros livros.

29/03/2013 | 20h | Identidade e Melancolia

Giovanni Tristacci, tenor

Dana Radu, piano

Moisés Ferreira, violoncelo

A paixão está no DNA do repertório de canções – assim como a melancolia que, de Schubert ao século 20, assume facetas diversas, da dor da descoberta de si próprio e do outro ao desencanto com relação ao mundo. Neste concerto, ela aparece por meio de dois olhares, que se intercruzam no registro da memória: de um lado, os “Noturnos”, último ciclo de canções de Britten, baseadoem poetas como John Keatse Lord Alfred Tenyson; de outro, “Estudos Sobre Seu Corpo”, composta por Matheus Bitondi a partir de poemas de Fabrício Corsaletti.

Programa

Benjamin Britten

Noturnos

Matheus Bitondi

Estudos Para o Seu Corpo*

* Primeira audição mundial de ciclo baseado no livro “Estudos para o Seu Corpo”, de Fabrício Corsaletti

Série: Mais que uma canção
CuradorJoão Luiz Sampaio
Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera, Campinas – SP);
Data: 29 de março de 2014
Horário: 20h;
Capacidade: Auditório Umuarama: 162 lugares;
Classificação Etária: 14 anos;
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. Vagas Limitadas;
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;