05
jun

Invenção do Contemporâneo Especial | A importância e desafios da matriz elétrica de fontes renováveis

  • 19:00

05/06 | qua | 19h

Invenção do Contemporâneo Especial – Energia na cidade do futuro

A importância e desafios da matriz elétrica de fontes renováveis

Com Ricardo Raineri, ex-ministro de energia do Chile e atual diretor do Banco Mundial.

A matriz elétrica brasileira desenvolveu-se ao longo do Século XX centrada na construção de hidroelétricas (UHE), em diferentes bacias hidrográficas, muitas com reservatórios de grande porte, criando um extenso e complexo sistema elétrico de dimensão continental com capacidade de regularizar a oferta hídrica ao longo de todo ano. A partir do inicio do Século XXI constata-se uma mudança neste padrão de geração derivado, em grande medida, de uma legislação ambiental que tem impedido a construção de UHE com reservatórios de acumulação.

A exploração do grande potencial hídrico remanescente recebe prioritária da política energética nacional, expressa no planejamento indicativo do PDE-EPE e nos leilões de energia nova, mas condicionada às restrições ambientais. Frente ao crescimento da demanda de energia elétrica, uma mudança na matriz elétrica é inevitável, tanto pela dificuldade crescente (e angustiante) em licenciar novas UHE como, sobretudo, pelo progressivo decréscimo da oferta hídrica ao longo do ano. Desta forma, permanecendo a tendência da política ambiental a maior parte das novas UHE não contará com reservatórios de acumulação expressivos, necessariamente os futuros leilões de energia elétrica terão que priorizar a contratação de geração complementar à hídrica, sobretudo para geração no período seco do ano.

Apesar da importância da expansão do parque termoelétrico garantindo complementação firme da geração hídrica (questão que será analisada no tema 3 do Projeto P&D Aneel-CPFL: A Energia na Cidade do Futuro), o Brasil conta com fontes energéticas capazes de garantir o equilíbrio dinâmico entre oferta e demanda de energia elétrica mantendo a predominância renovável da matriz elétrica brasileira. O caráter intrinsecamente complementar do regime de ventos e das safras canavieiras em relação ao regime hídrico brasileiro garantem a estas duas fontes um papel estratégico na política energética brasileira. A fonte solar vai ganhar relevância, sobretudo como uma fonte de geração distribuída contando com marco regulatório preliminar já definido pela Aneel. Outra vertente que deve ser retomada e priorizada são as PCH´s, dado o domínio tecnológico, capacidade industrial de conteúdo nacional, geração de emprego e reforçar a matriz renovável.

Apesar das qualidades supracitadas, a inserção destas fontes na matriz elétrica brasileira em uma escala condizente com seus respectivos potenciais, possui condicionantes e consequências que precisam ser examinadas com rigor para que a expansão da oferta de energia elétrica ocorra em bases seguras, competitivas e sustentáveis. Dentre as questões a serem examinadas pode-se destacar: a intermitência destas fontes, as dificuldades de atendimento da ponta do sistema e o custo total que estas fontes representam para o sistema, considerando a necessidade de expansão e reforço do sistema de transmissão e de backup do parque gerador. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dessas fontes possibilita a criação de uma nova indústria nacional de tecnologias limpas – as chamadas Green Technologies, garantindo ao Brasil, através da combinação de políticas públicas e da vantagem natural dos recursos energéticos (ventos regulares em abundância, ampla extensão da costa, alto grau de irradiação solar, extensas bacias hidrográficas, etc.), posicionar-se como líder em energia limpa, renovável e sustentável também no século XXI.

Invenção do Contemporâneo

Módulo: Energia na cidade do futuro
Curadoria: Nivalde José de Castro
Tema: A importância e desafios da matriz elétrica de fontes renováveis
Palestrantes: Ricardo Raineri
Data:
 5 de junho de 2013
Horário: 19h
Local: Instituto CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br