16
abr

Invenção do Contemporâneo Especial – Energia na cidade do futuro, com José Sidnei Colombo Martini

  • 19:00

O consumo de energia está diretamente ligado ao desenvolvimento de uma cidade. Os índices em ascensão demonstram desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, despertam questões sobre a sustentabilidade deste progresso. O futuro exige a criação de novos padrões de consumo de energia elétrica, que serão discutidos na próxima edição especial do programa Invenção do Contemporâneo, da CPFL Cultura. O módulo “Energia na cidade do futuro” é composto por 10 encontros que serão realizados ao longo de 2013, sob a curadoria do coordenador geral do GESEL (Grupo de Estudos do Setor Elétrico) da UFRJ, prof. Nivalde de Castro.

Este encontro traz José Sidnei Colombo Martini, professor titular da Escola Politécnica da USP, que pretende discutir o comportamento do consumidor em 2030 e seus impactos para o setor energético. O tema será abordado sob quatro vertentes: o mundo/vida em 2030; como serão as cidades do futuro; a casa do futuro e os novos padrões de consumo de energia.

José Sidnei Colombo Martini é graduado em Engenharia Elétrica (1970), Mestre em Engenharia Elétrica (1975), Doutor em Engenharia Elétrica (1982), Livre-Docente em Engenharia Elétrica (1992), Professor Titular (2002), todos na EPUSP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Especializou-se em Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, atuando no Laboratório de Sistemas Abertos, com ênfase em: transmissão de energia elétrica, subestações, linhas de transmissão, centros de controle, integração de sistemas de automação.

Exerce as seguintes atividades: Prefeito do Campus da Capital da USP – Universidade de São Paulo; Diretor da FUSP – Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo; Professor do PCS – Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da EPUSP, desde 1974; Chefe do PCS, desde março de 2010; Membro do Conselho Curador da FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas – desde 2007; Membro do Conselho de Administração do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – Cigré Brasil – desde 2007; Assessor científico da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Membro do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, desde 2007; Pesquisador associado do GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2009.

Invenção do Contemporâneo
Módulo:
 Especial Setor Elétrico
Curadoria: Nivalde José de Castro
Tema:  Energia na cidade do futuro
Palestrante: José Sidnei Colombo Martini
Data:
 16 de abril de 2013
Horário: 19h
Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br