08
maio

Invenção do Contemporâneo especial Lançamento de livros | Ricardo Maranhão e Gildo Magalhães

  • 19:00

Conversa com os historiadores Ricardo Maranhão e Gildo Magalhães a respeito de seus livros.

Sinopses:

“100 anos de história e energia” – Do antigo uso intensivo da lenha até os atuais energéticos alternativos, há um grande debate no setor de energia, aqui apresentados: como evoluíram nestes 100 anos os papéis do Estado e da iniciativa privada no setor? Como o desenvolvimento energético se associa com o progresso tecnológico? Quais as fontes de energia mais limpas? Como se pode organizar o futuro garantindo energia para todos sem agredir o meio ambiente? Neste livro se encontram respostas diferentes e altamente esclarecedoras dessa história, dadas por alguns dos maiores especialistas brasileiros.

“História e energia – memória, informação e sociedade” – Nos dias de hoje, existe um consenso mundial de estarmos vivendo um momento decisivo no que se refere às escolhas das fontes de energia que fazem a economia e nossa vida cotidiana funcionarem. Neste livro, essas escolhas são debatidas por profissionais de várias áreas, coordenados por um dos mais experientes pesquisadores sobre o assunto do país, Gildo Magalhães. Nos artigos que compõe o volume, mais até que os debates calorosos sobre a reordenação das finanças e das economias globais, o que o tema da energia põe em perspectiva é a própria sobrevivência e o destino da humanidade. Nenhuma outra pauta é mais candente, grave e urgente. Foi nesse contexto que os historiadores, tanto os treinados na história social quanto na econômica, as tendências que prevaleciam então, começam a voltar atenção para a questão crucial dos sistemas energéticos e seu papel singular na decisão de delimitação das decisões relativas tanto a organização do trabalho e da produção, quanto na sobrevivência e do padrão de vida coletivo.

Gildo Magalhães é formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, onde é professor livre-docente de história das ciências e técnicas. Realizou pós-doutorado no Instituto Smithsonian (EUA) e é pesquisador do Centro de História da Ciência da USP e do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, além de colaborador da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Atua principalmente nos temas de história da ciência e da tecnologia no Brasil, epistemologia, divulgação científica e político científico-tecnológica. Publicou os livros Força e Luz e Introdução à Metodologia da Pesquisa, além de diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras. Responsável pela coordenação de História e coordenação geral do Projeto Eletromemória.

Ricardo Maranhão é doutor em História pela USP e professor de História e Energia na Pós-Graduação em Sistemas Energéticas da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, trabalhou na Eletropaulo e participou de projetos do Instituto De Eletrotécnica e Energia da USP. É autor de 15 livros publicados.

Invenção do Contemporâneo

Data:
 8 de maio de 2013
Horário: 19h
Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br