03
out

Invenção do Contemporâneo | Mobilidade Elétrica – Visão e Perspectivas das Montadoras, com Antonio Calcagnotto

  • 19:00

03/10 | qui | 19h

Mobilidade Elétrica – Visão e Perspectivas das Montadoras

Com Antonio Calcagnotto, mestre em planejamento estratégico, Diretor de Relações Institucionais, Governamentais e RSE da Renault do Brasil e da Nissan do Brasil.

A mobilidade elétrica está em seu limiar crítico, com várias inovações tecnológicas, algumas ocorrendo dentro e fora do setor automotivo e, outras, no contexto social da mobilidade urbana. Neste encontro, Antonio Calcagnotto analisará os efeitos de interação entre ambas e como repercutirão para o futuro dos veículos de baterias elétricas e os de células de combustível de hidrogênio. Vai abordar também questões ambientais, sociais e econômicas que envolvem o transporte de pessoas pois acredita que, além de planejar as modificações futuras adequadamente e de maneira multidisciplinar, é importante otimizar os recursos existentes, tornando as cidades mais inteligentes.

Antonio Calcagnotto é graduado em Administração de Empresas e em Direito, ambos pela Universidade de Caxias do Sul. Possui mestrado em Planejamento Estratégico (EAESP/FGV/SP) e MBA(Exchange) e Exchange em Finanças e Marketing (York University, no Canadá).  Em sua trajetória profissional, Antonio Calcagnotto já ocupou posições de destaques em importantes empresas, entre elas: Marcopolo S.A., Navistar International Trucks, Supermercados Calcagnotto S.A., Sistema Unimed, Sicredi e Todeschini, além de ter integrado o quadro diretivo, como diretor/conselheiro das seguintes entidades: AMCHAM, CDL, CICS (Caxias do Sul), Sistema FIERGS (mecatrônica), Sindilojas, ANFAVEA, AEA e SICREDI. Desde setembro de 2008 como Diretor de Relações Institucionais, Governamentais e RSE da Renault do Brasil e da Nissan do Brasil, Antonio Calcagnotto é responsável pela estratégia de aproximação da marca com entidades e organismos públicos e privados, além de participar do trabalho transversal realizado por várias áreas da empresa para elevar a notoriedade da marca Renault no Brasil. Atualmente, além de Diretor de Relações Institucionais, Governamentais e RSE da Renault do Brasil e da Nissan do Brasil, Calcagnotto acumula os cargos de Vice-Presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Diretor da AEA (Associação de Engenharia Automotiva).
Adicionalmente leciona na área de gestão de negócios, Marketing e ética desde 1989 em universidades como: ESPM, Universidade de Caxias do Sul e IHACS/PUC.

Série: Energia na Cidade do Futuro
Curador: Nivalde José de Castro
Local: Instituto CPFL | Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP);
Datas: quinta-feira, 03 de outubro;
Horário: 19h;
Capacidade: Café Filosófico: 180 lugares;
Classificação Etária: 14 anos;
Transmissão online  pelo cpflcultura.com.br;
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Vagas Limitadas;
Informações: Instituto CPFL | Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br