08
maio

Economia e aquecimento global – Sérgio Margulis e Paulo Artaxo

  • 01:30

Neste programa, o economista Sérgio Margulis faz uma análise sobre o custo econômico das estratégias existentes com relação ao aquecimento global. Ele ressalta que a despeito da incerteza sobre a ciência do processo e seus impactos sobre a economia e sobre as regiões e populações mais pobres, o Brasil tem grandes oportunidades econômicas tanto no setor de energia quanto com relação à Amazônia. Em meio a essas reflexões, o físico Paulo Artaxo afirma através de dados como a humanidade está mudando a composição global da atmosfera e, como conseqüência, as mudanças climáticas globais são hoje uma realidade em nosso planeta. Tanto um quanto o outro apresentam sugestão de medidas para possíveis reduções de emissões de gases de efeito estufa visando a estabilização da composição da atmosfera.

Sérgio Margulis é Doutor em economia do meio ambiente pela universidade de Londres e economista ambiental do Banco Mundial.

Paulo Artaxo é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, coordenador do Laboratório de Física Atmosférica e do Instituto do Milênio do experimento LBA.

Invenção do Contemporâneo vai ao ar na TV Cultura à 1h30 de segunda para terça-feira.