02
Maio

Invenção do Contemporâneo | Revolução Energética, com Marcelo Furtado e Ricardo Baitelo

  • 19:00

Revolução Energética

Dois cenários de geração de energia são possíveis para os próximos 40 anos, partindo das mesmas projeções de crescimento da população e do PIB (Produto Interno Bruto) do país. O primeiro, pouco ambicioso, usa os dados do governo. O segundo, que chamamos de Revolução Energética, projeta um futuro a partir de mudanças na forma como a energia é gerada, distribuída e consumida. Por esse cenário, pode-se aumentar, até 2050, em até três vezes a taxa de consumo de energia e em até 4% o PIB dispensando o uso de termelétricas a óleo diesel, a carvão e nucleares. Ricardo Baitelo e Marcelo Furtado irão apresentar como este segundo cenário, limpo e renovável, pode ser tornar realidade no Brasil.

Com Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace Brasil, e Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha Clima & Energia do Greenpeace Brasil

Módulo: Horizonte Renovável: a energia na paisagem brasileira

O Brasil pode ter energia sem que seja necessário destruir a floresta ou afetar a vida de milhares de pessoas, como acontece quando se constrói grandes hidrelétricas na Amazônia. Ou ainda, sem colocar em risco permanente os que vivem em áreas de impacto das usinas atômicas, quando a opção é por expandir a exploração da energia nuclear.

Com uma orientação política clara e consciente, o Brasil tem todas
as condições para se tornar a primeira grande potência energética de matriz quase 100% limpa. Infelizmente, o país dá sinais de que prefere colocar esforços e investimentos em combustíveis fósseis, a despeito dos graves riscos ambientais.

A exploração em petróleo e gás, por exemplo, exigirá R$ 750 bi em investimentos entre 2012 e 2021. Essa é uma escolha que pode se revelar desastrosa do ponto de vista estratégico, justo quando
a iminência de um desastre climático empurra o mundo a discutir alternativas ao petróleo.

É preciso ressaltar que o futuro está nas energias renováveis não em insistir em fontes sujas, de modelos ultrapassados baseados na exploração de combustíveis fósseis. Se isso é possível em locais do planeta onde o Sol é um artigo de luxo, imaginem o que não podemos fazer por aqui.

Seria imperdoável o Brasil ficar de fora da corrida tecnológica pelas energias renováveis. Ela irá assegurar, em definitivo, nossa autonomia energética de maneira ambientalmente correta e de forma economicamente viável, garantindo o suprimento de energia para um país em plena fase de crescimento econômico. A esta altura, é o pecado que não podemos mais cometer.

Invenção do Contemporâneo
Módulo:
 Horizonte Renovável: a energia na paisagem brasileira
Curadoria: Ricardo Baitelo
Tema: Revolução Energética
Palestrantes: Marcelo Furtado e Ricardo Baitelo
Data:
 2 de maio de 2013
Horário: 19h
Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br