20
fev

Invenção do Contemporâneo | Smart Grid: o futuro das redes de distribuição de energia

  • 19:00

Invenção do contemporâneo traz apresentação sobre a tecnologia que irá alterar as relações entre distribuidoras de energia elétrica e seus clientes

Consumidores poderão também produzir e vender energia elétrica excedente

O setor de distribuição de energia elétrica está às portas de uma grande mudança de paradigma tecnológico. A entrada das smart grids (redes inteligentes) representa uma verdadeira revolução no relacionamento entre as empresas distribuidoras e seus clientes, inclusive os residenciais. Medidores inteligentes transmitindo informações on-line sobre o consumo, chaves telecomandadas que recuperam o sistema automaticamente, entre outras novidades, prometem um grande volume de informações que não são acessíveis com as atuais redes analógicas.

O curso desta evolução e as tendências tecnológicas trazidas com as smart grids serão tema da próxima edição especial do Invenção do Contemporâneo, do Instituto CPFL | Cultura.

Sob a curadoria do Prof. Nivalde de Castro, coordenador do GESEL (Núcleo de Estudos do Setor de Energia Elétrica) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a edição especial do Invenção do Contemporâneo convida Carlos Henggeler Antunes, professor catedrático e diretor no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Antunes, que também é diretor do Instituto de P&D INESC, de Coimbra, apresentará os efeitos potenciais desta mudança no negócio da distribuição. Segundo ele, a instalação de medidores inteligentes será um passo crucial na implementação do conceito da rede inteligente e dará origem a um enorme volume de dados disponíveis de grande valor tanto para as empresas como para seus clientes. O professor também fará comparações com experiências na Europa e nos Estados Unidos, além de destacar os principais desafios e oportunidades geradas pela introdução de tecnologias inteligentes.

O ciclo “Energia na cidade do futuro” é projeto de P&D Aneel promovido pela CPFL Energia, em parceria com a consultoria Rolland Berger e com o GESEL (Grupo de Estudos do Setor Elétrico), coordenado por Nivalde José de Castro.

O encontro será na próxima quinta-feira (20/02), às 19h, no Instituto CPFL | Cultura, rua Jorge Figueiredo Correa, 1632 – Campinas (SP). A entrada é gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h. O encontro também será ao vivo pelo www.cpflcultura.com.br/aovivo.

Carlos Henggeler Antunes é Doutoradoem Engenharia Eletrotécnica (especialidade de Otimização e Teoria dos Sistemas) pela Universidade de Coimbra em 1992. É Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sendo atualmente Diretor deste departamento e do Instituto de P&D INESC Coimbra. As suas áreas de interesse científico são a otimização multiobjectivo, a otimização com meta-heurísticas, a análise multicritério, os sistemas e políticas energéticas com enfoque na eficiência energética e resposta dinâmica da demanda de energia elétrica. Participou de cerca de duas dezenas de projetos de P&D e de consultoria especializada a empresas. É autor de cerca de duas centenas de artigos científicos publicados em revistas, livros e atas de conferências. Foi co-editor de números especiais de revistas científicas, entre as quais Annals of Operations Research, European Journal of Operational Research, Decision Support Systems, Energy Policy, International Journal of Energy Sector Management, EURO Journal on Decision Processes, sobre incerteza e robustez em modelos de apoio à decisão, aplicação de modelos e métodos de pesquisa operacional no setor energético, eficiência energética para um mundo mais sustentável, tomada de decisão no setor energético.

 

Nivalde J. de Castro Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974). Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ (1985). Doutor em Educação pela UFRJ (1996). É professor adjunto IV tempo integral do Instituto de Economia da UFRJ. Coordenador do NUCA – Núcleo de Computação e do GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico. Desenvolve pesquisas nas áreas de sociedade da informação, tecnologias da informação aplicadas ao ensino superior e, com mais ênfase, na análise da dinâmica do setor elétrico do Brasil. Ver site raiz em www.nuca.ie.ufrj.br .

 

Serviço

Invenção do Contemporâneo
Curador:
Nivalde José de Castro
Local: Instituto CPFL | Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP);
Data: quinta-feira, 20/02.
Horário: 19h;
Transmissão online: www.cpflcultura.com.br/aovivo
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Vagas Limitadas;
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br