06
jun

Invenção do Contemporâneo | Tecnologia renovável, com Osvaldo Soliano

  • 19:00

Tecnologia renovável

Com Osvaldo Soliano, diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM)

Se antes falava-se em entraves tecnológicos e a energia eólica, solar e por biomassa pareciam assunto do futuro, hoje, o Brasil já possui condições para se destacar no cenário mundial como um dos primeiros a ter uma matriz energética limpa e renovável. Além dos enormes potenciais existentes de energia eólica, solar e biomassa, o país precisa estar atento para outras fontes renováveis: embora ainda incipiente ao redor do mundo, a energia eólica offshore e a energia oceânica têm grande potencial para serem exploradas e podem ajudar o país a incrementar sua matriz energética limpa.

Módulo: Horizonte Renovável: a energia na paisagem brasileira

O Brasil pode ter energia sem que seja necessário destruir a floresta ou afetar a vida de milhares de pessoas, como acontece quando se constroi grandes hidrelétricas na Amazônia. Ou ainda, sem colocar em risco permanente os que vivem em áreas de impacto das usinas atômicas, quando a opção é por expandir a exploração da energia nuclear.

Com uma orientação política clara e consciente, o Brasil tem todas
as condições para se tornar a primeira grande potência energética de matriz quase 100% limpa. Infelizmente, o país dá sinais de que prefere colocar esforços e investimentos em combustíveis fósseis, a despeito dos graves riscos ambientais.

A exploração em petróleo e gás, por exemplo, exigirá R$ 750 bi em investimentos entre 2012 e 2021. Essa é uma escolha que pode se revelar desastrosa do ponto de vista estratégico, justo quando
a iminência de um desastre climático empurra o mundo a discutir alternativas ao petróleo.

É preciso ressaltar que o futuro está nas energias renováveis não em insistir em fontes sujas, de modelos ultrapassados baseados na exploração de combustíveis fósseis. Se isso é possível em locais do planeta onde o Sol é um artigo de luxo, imaginem o que não podemos fazer por aqui.

Seria imperdoável o Brasil ficar de fora da corrida tecnológica pelas energias renováveis. Ela irá assegurar, em definitivo, nossa autonomia energética de maneira ambientalmente correta e de forma economicamente viável, garantindo o suprimento de energia para um país em plena fase de crescimento econômico. A esta altura, é o pecado que não podemos mais cometer.

Invenção do Contemporâneo
Módulo:
 Horizonte Renovável: a energia na paisagem brasileira
Curadoria: Ricardo Baitelo
Tema: Tecnologia Renovável
Palestrantes: Osvaldo Soliano
Data:
 6 de junho de 2013
Horário: 19h
Local: Instituto CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br