Café Filosófico
09
abr

LIVE do café discute solidariedade e o futuro das liberdades

  • youtube e facebook
  • 18:00

Eduardo Wolf reflete sobre solidariedade e o futuro das liberdades na LIVE do Café Filosófico CPFL desta quinta (9)

Em nova edição “fica em casa”, filósofo discute sentimento de que, após a pandemia, nada será como antes. A transmissão será ao vivo, às 18 horas, pelo Youtube.com/cafefilosofico e pelo Facebook.com/institutocpfl

Com o endurecimento das medidas de combate ao novo coronavírus, cresce o sentimento de que nada será como antes e de que o modelo de vida adotado até o momento da eclosão da pandemia não voltará mais. Para discutir o tema “E depois da pandemia? A Solidariedade e o futuro das liberdades”, o filósofo Eduardo Wolf é o convidado de uma nova edição do Café Filosófico CPFL edição Fica em Casa. O programa será transmitido diretamente da casa de Wolf, nesta quinta-feira, dia 09/04, às 18 horas.

Com o atual cenário, as rotinas individuais, as práticas de trabalho e a relação com os outros foram profundamente afetadas. E depois da pandemia? Será que as liberdades individuais e a autonomia de cada um sairão diminuídas em face dos anseios por segurança e proteção?

O filósofo afirma que, depois de muitas décadas de triunfalismo da ortodoxia liberal na economia, de globalização de mercados e de enfraquecimento das nações, repentinamente, esses caminhos se mostram bloqueados. A ameaça letal do vírus reorganizou as prioridades, reorientou a percepção de informação e de respeito, e aguçou a consciência da fragilidade humana.

Após todos esses anos de individualismo e consumismo desenfreados que caracterizaram as democracias pós-Guerra Fria, a solidariedade volta a ser um valor urgente, e o senso de pertencimento à coletividade impõe-se como uma realidade que nunca se apagou completamente. “Seremos capazes de reavaliar o sentido de nossa produção de riquezas, buscando finalmente erradicar a miséria e combater a desigualdade? Essa é a reflexão que o momento exige de nós”, argumenta Wolf.

O Café Filosófico CPFL edição Fica em Casa é inédito e será transmitido gratuitamente ao vivo pelo canal do Café Filosófico CPFL no Youtube e na página do Instituto CPFL no Facebook – nesta quinta (9), às 18h.

A transmissão será ao vivo, às 18 horas, pelo Youtube.com/cafefilosofico e pelo Facebook.com/institutocpfl