18
maio

Música Erudita Contemporânea | A Música para Cordas de Korngold e Villa-Lobos, com Sexteto Heliópolis – Instituto Baccarelli

  • 20:00

Korngold, o rei das trilhas sonoras de Hollywood dos anos 30, era menino-prodígio e foi comparado a Mozart: na Viena dos anos 1910, compôs aos 16 anos seu primeiro sexteto de cordas. Também no concerto de hoje, você conhece a primeira incursão de Villa-Lobos, aos 25 anos, no reino do quarteto de cordas, de fato uma encantadora suíte de danças que termina num pé só, como um Saci bem brasileiro.

Módulo: TEMPOS MODERNOS

O jazz e o cinema nasceram com o século 20. E tomaram de assalto a cultura e as artes. Compositores eruditos e músicos populares foram convocados pela arte do cinematógrafo desde o nascedouro: primeiro para fazer ao vivo a trilha sonora dos filmes mudos; depois, já nos anos 30, criadores eruditos europeus imigraram para Hollywood para inaugurar uma nova era nas trilhas sonoras  da telona. Simultaneamente, o jazz, criação dos negros afroamericanos do início do século 20, virou mote de paixões incríveis curtidas pelos compositores eruditos.

Nos meses de abril, maio e junho, “Tempos Modernos” vai mostrar as várias formas pelas quais os compositores eruditos foram atraídos pelo cinema e pelo jazz. E como estas novidades foram contrabandearam para suas criações musicas eruditas e enriqueceram as músicas populares.

CuradorJoão Marcos Coelho
Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP);
Data: 18 de maio de 2013
Horário: 20h;
Capacidade: 162 lugares;
Classificação Etária: 14 anos;
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. Vagas Limitadas;
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;