22
jun

Música Erudita Contemporânea | Delírios do jazz, com Marcos Pedroso e Lidia Bazarian

  • 20:00

22/06 | sab | 20h

Delírios do jazz

De um lado, o judeu-checo Schulhoff, compositor erudito que escreveu um “Concerto para piano alla jazz”; de outro, dois  jazzmen, Chick Corea e Phil Woods, que compõem duas “sonatas”. No centro, o russo Nikolai Kapustin, que transferiu para a música escrita o perfume do improviso. Alguns podem conhecer Corea, Schulhoff e Woods; mas não Kapustin: sua música será “jazzística” com certeza será ouvida pela primeira vez hoje no Brasil.

Com Marcos Pedroso (Saxofone) e Lidia Bazarian (Piano).

Módulo: TEMPOS MODERNOS

O jazz e o cinema nasceram com o século 20. E tomaram de assalto a cultura e as artes. Compositores eruditos e músicos populares foram convocados pela arte do cinematógrafo desde o nascedouro: primeiro para fazer ao vivo a trilha sonora dos filmes mudos; depois, já nos anos 30, criadores eruditos europeus imigraram para Hollywood para inaugurar uma nova era nas trilhas sonoras  da telona. Simultaneamente, o jazz, criação dos negros afroamericanos do início do século 20, virou mote de paixões incríveis curtidas pelos compositores eruditos.

Nos meses de abril, maio e junho, “Tempos Modernos” vai mostrar as várias formas pelas quais os compositores eruditos foram atraídos pelo cinema e pelo jazz. E como estas novidades foram contrabandearam para suas criações musicas eruditas e enriqueceram as músicas populares.

CuradorJoão Marcos Coelho
Local: Instituto CPFL | Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera, Campinas – SP);
Data: 8 de junho de 2013
Horário: 20h;
Capacidade: 162 lugares;
Classificação Etária: 14 anos;
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. Vagas Limitadas;
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;