14
set

Música erudita contemporânea | Três aventuras radicais no reino do trio para piano e cordas | Trio Puelli

  • 20:00

CEM ANOS DE MÚSICA – Um choque de realidade

Que têm em comum o japonês Toru Takemitsu; o indiano Ravi Shankar; os brasileiros Heitor Villa-Lobos e Claudio Santoro; o russo Dmitri Shostakovich, o argentino Mauricio Kagel, os norte-americanos William Bolcom e Frederic Rzewski; e o italiano Luciano Berio? À primeira vista, apenas a contemporaneidade no tempo. Todos atuaram ao longo do século 20 e pelo menos dois, Bolcom e Rzewski, ainda estão vivos e ativos.

14/09/2013 – Trio Puelli

Karin Fernandes-piano | Ana de Oliveira – violino | Adriana Holtz – violoncelo.

Três aventuras radicais no reino do trio para piano e cordas

O clima elegíaco impõe-se no segundo trio para piano e cordas de Shostakovich, composto logo após a morte do amigo Ivan Sollertinsky, em 1944, um companheiro de luta que o ajudou a suportar a censura do regime soviético. Já o trio do amazonense Claudio Santoro foi composto em 1973, quando ele morava na Alemanha, e representa uma de suas maiores ousadias técnicas. Nele, Santoro assume a indeterminação. O Trio no. 2 do argentino Mauricio Kagel — radicado por meio século na Alemanha e um dos criadores do teatro musical na música do século 20 – utiliza as chamadas técnicas expandidas nos três instrumentos.

Programa:

Dmitri Shostakovich (1906-1975): Trio nº 2 em mi menor, opus 67′

– Andante

– Allegro non troppo

– Largo

– Allegretto

Claudio Santoro(1919-1989):  Trio

Mauricio Kagel (1931-2008):  Trio nº 2

O Trio Puelli tem como proposta a execução da música dos séculos XX e XXI, em especial composições brasileiras. Formado em 2009, apresentou-se em diversas cidades brasileiras, realizou a primeira audição de peças dos compositores Mario Ficarelli, Edson Zampronha e Leonardo Martinelli e possui 2 CDs: “Trio Puelli – Primma”, com repertório exclusivamente brasileiro, lançado em abril de 2011 na série Clássicos da Revista Concerto na Sala São Paulo; e “Trio Puelli 3 Américas”, com peças de Mauricio Kagel, Leonard Bernstein, Claudio Santoro, Roberto Victorio e  Alejandro Cardona.

CuradorJoão Marcos Coelho
Local: Instituto CPFL | Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera, Campinas – SP);
Data: 14 de setembro de 2013
Horário: 20h;
Capacidade: 162 lugares;
Classificação Etária: 14 anos;
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. Vagas Limitadas;
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;