Café Filosófico
03
set

na tv: alfredo simonetti fala sobre o paciente psiquiátrico na cena contemporânea

  • tv cultura
  • 21:00

O Café Filosófico CPFL é exibido na TV Cultura todos os domingos, às 21h, e reprisado às segundas depois do Roda Viva. Assista:

__

03/09 | dom | 21h
O paciente psiquiátrico na cena contemporânea
com Alfredo Simonetti

A história traz através do tempo e das culturas, diferentes formas de ver e de tratar a loucura e os pacientes psiquiátricos. Mas se tradicionalmente a psiquiatria se ocupava das patologias mentais graves, nos últimos tempos ela passou a ser quase um lugar comum do nosso cotidiano. O que aconteceu? Ficamos mais doentes ou menos capazes de lidar com a nossa vida? Diante de uma tristeza, desilusão, perda ou qualquer sofrimento existencial queremos remédio. Quem é esse novo paciente psiquiátrico?

.


programa da série Ecologia Humana
com curadoria de Cláudio Mello Wagner
Para conhecer uma cultura é preciso observar seus valores e práticas. O que é descartado e excluído também fala sobre ela, revela o que considera sem valor. E isto vale para as relações com a natureza e entre os homens. Qual lugar nossa sociedade reserva para os “indigentes”, “drogados”, “doentes mentais” e até mesmo os idosos? Esta série do Café Filosófico CPFL na TV Cultura nos convoca a uma reflexão sobre os desafios da ecologia humana.

Confira os outros programas desta série.