Café Filosófico
22
abr

na tv | desenvolvimento sustentável e novas implicações da responsabilidade

  • tv cultura
  • 21:00

inédito na tv cultura
22/04| dom | 21h
Desenvolvimento sustentável e novas implicações da responsabilidade
com Celso Lafer

A preocupação com o meio ambiente está presente na nossa vida não é de hoje. Desde a Constituição de 88, o Brasil defende legalmente o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e o dever de preservá-lo. Depois disso, foram diversos encontros e acordos globais em sua defesa, trazendo um conceito ampliado de responsabilidade, tanto no que diz respeito a produção de conhecimento, quanto no plano da ação social e das políticas públicas.

Mas será que de fato incorporamos na nossa maneira de ser, de agir e de se relacionar,  essas noções de direito e dever em relação ao meio ambiente e à dignidade da vida? Para falar sobre isto, o curador desta série Osvaldo Giacoia Junior convidou o advogado Celso Lafer para uma reflexão jurisfilosófica.

Série: Responsabilidade e novos horizontes

O que entendemos por responsabilidade? Temos consciência das consequências de nossas ações ou mesmo de nossas omissões? Da nossa interferência na vida de outros seres? Nos tornamos capazes, em virtude de nossa própria obra, de destruir a nós mesmos e ao planeta em que habitamos. Diante deste excesso de poder, tornou-se urgente ampliar os horizontes da responsabilidade.

Esta série traz uma reflexão filosófica sobre a ética do agir humano, com a contribuição do direito, da política, da psicanálise, da cultura.  Fazem parte desta série: Oswaldo Giacoia, Zeljko Loparic, Franklin Leopoldo e Silva, Renato Lessa, Celso Lafer e Marcio Seligmann Silva.