Café Filosófico
10
set

na tv: ruth lopes fala sobre a potência da velhice

  • tv cultura
  • 21:00

O Café Filosófico CPFL é exibido na TV Cultura todos os domingos, às 21h, e reprisado às segundas depois do Roda Viva. Assista:

__

10/09 | dom | 21h
Velhice potência de vida ou sinônimo de lixo social?
com Ruth Lopes

O que é a velhice? Quase sempre essa ideia vem acompanhada de palavras nada gentis: decadência, inutilidade, dependência. O envelhecimento traz sim algum declínio em relação ao corpo jovem e sofre também preconceito social. Mas, o aumento da longevidade tem mostrado que a velhice não é a idade da decadência, ela tem ainda muita potência, que os idosos não são indesejáveis, eles desejam. E que envelhecer pode ser uma grande novidade.
Hoje são infinitas as formas de se envelhecer e os estereótipos da velhice já não funcionam mais. Precisamos agora inventar outras formas de amparar essa nova velhice. É o que nos conta neste programa a psicóloga Ruth Lopes.

.


programa da série Ecologia Humana
com curadoria de Cláudio Mello Wagner
Para conhecer uma cultura é preciso observar seus valores e práticas. O que é descartado e excluído também fala sobre ela, revela o que considera sem valor. E isto vale para as relações com a natureza e entre os homens. Qual lugar nossa sociedade reserva para os “indigentes”, “drogados”, “doentes mentais” e até mesmo os idosos? Esta série do Café Filosófico CPFL na TV Cultura nos convoca a uma reflexão sobre os desafios da ecologia humana.

Confira os outros programas desta série.