21
jan

Pré-estreia do filme “São Silvestre”, de Lina Chamie

  • 21:30

Na próxima terça-feira, 21 de janeiro de 2014, às 21h30, acontece a pré-estreia do filme São Silvestre, de Lina Chamie, em Campinas (Topázio Cinemas: Shopping Parque Prado, Av. Washington Luiz, 2480). A exibição será gratuita, com retirada de ingressos no próprio local. O filme tem patrocínio da CPFL Energia e produção da BossaNovaFilms.

A São Silvestre é a corrida de rua mais famosa e tradicional do nosso continente. Há 89 anos, São Paulo está acostumada a acompanhar esses milhares de corredores corajosos que atravessam o centro da cidade no dia 31 de dezembro. São Paulo não saberia deixar para trás o ano velho e correr para o ano novo de outra forma: a São Silvestre acelera ainda mais o ritmo do seu coração.

Nascida na cidade, Lina Chamie vem percorrendo a sua geografia emocional em todos os filmes que dirigiu, usando para isso a música e a dura poesia das ruas, dos edifícios e da vida veloz de seus habitantes. Cada filme de Lina – de Tônica Dominante (2000) ao mais recente Os Amigos (2013) – é, de forma líquida e certa, uma homenagem à cidade que ela ama.

São Silvestre, um documentário feito de puras sensações sonoras e visuais, é o coroamento dessa carreira voltada para um estranho amor que soube vingar no caos, na fuligem e na aspereza de uma cidade à primeira vista assustadora.

Correndo com os corredores, mas olhando para os lados, atenta à paisagem concreta de São Paulo, a câmera de São Silvestre consegue traduzir, na base do som e da poesia muda das imagens, o que significa percorrer os 15 quilômetros que separam os homens e as mulheres do grande clímax que é a chegada.

São, na verdade, 17 câmeras, distribuídas nos pontos mais improváveis – nas cabeças, nos braços e pernas dos atletas, mas também em traquitanas inventadas para deslizar pelo tema com a máxima delicadeza que ele merece. Há uma bicicleta com quatro câmeras voltadas para os pontos cardeais. Há um cinegrafista vertiginosamente montado num segway. E há uma câmera voltada para o rosto do ator Fernando Alves Pinto, que fez o percurso em 1h40 – um verdadeiro recorde para quem foi obrigado a carregar uma engenhoca de mais ou menos 5 kg.

Mas tudo isso é técnica. No final das contas, movidos pelas batidas do coração do nosso ator dissolvido na massa de corredores, somos impelidos para a frente, para a linha de chegada, como se estivéssemos correndo juntos.

Aí está a beleza de São Silvestre: a de capturar uma multiplicidade de emoções em movimento – e ainda assim prestar atenção na cidade que se ama, parando alguns segundos para ouvir a ópera que escapa do Teatro Municipal ou a narração de uma partida do Santos de Pelé no Estádio do Pacaembu. Numa das cenas mais bonitas do filme, feita nos dias que antecederam a corrida, a “Valsa Triste”, de Sibelius, surpreende dois carros parados no sinal, com um homem e uma mulher isolados dentro de cada um deles.

No final, somos todos heróis, e o ano que vai nascer bem que poderia ser aquele que sonhamos (embora nos sonhos comecem as responsabilidades, como escreveu o poeta americano Delmore Schwartz).

O documentário São Silvestre, dirigido por Lina Chamie, foi lançado dia 27 dezembro nos cinemas, pela Pandora Filmes. A produção é da BossaNovaFilms e da Girafa Filmes, e tem como coprodutora a Teleimage. O filme conta com o patrocínio da CPFL Energia, copatrocínio da Prefeitura de São Paulo, por meio do Programa de Fomento ao Cinema, e apoio da Gazeta Esportiva, Run&Fun e Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2010.

Pré-estreia: São Silvestre | Lina Chamie
Data: 21/01/14
Horário: 21h30
Local: Topázio Cinemas: (Shopping Parque Prado), Av. Washington Luiz, 2480.
Evento Gratuito