Café Filosófico
30
nov

semana de 22, música, com flávia toni

  • instituto cpfl
  • 19:00

30/11/2018
semana de 22, música
com flávia toni

———

A conferência pretende discutir a dinâmica da música em meio às demais artes representadas nos três dias dos Festivais da Semana de Arte Moderna, analisando os antecedentes da criação neste campo: quais os salões musicais de São Paulo e Rio de Janeiro? Quais os intérpretes mais atuantes? Como a crítica de arte acolhia a criação nova ou que introduzisse novos elementos em linguagem caracterizada pelo “imobilismo”? A música na Semana de 22 e suas reverberações culturais.

Módulo

semana de 22: história e reverberações
curadoria | marcos antonio de moraes

A Semana de Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo em fevereiro de 1922, tornou-se importante marco cultural, ao propor uma atualização da literatura, das artes plástica e da música no Brasil. Este módulo, ligado ao projeto 3 vezes 22, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP), pretende recuperar a história da
Semana de 22, refletindo criticamente sobre as suas propostas, suas efetivas realizações e o seu legado, em termos de reverberações, em amplo espectro. Entram em pauta questões no âmbito dos estudos literários, da sociologia da arte, de gênero, da política cultural, da historiografia, do memorialismo etc.