Cinema
18
abr

sessão debate | martírio, com presença do diretor vincent carelli

  • instituto cpfl
  • 19:00

18/04 | quarta-feira – 19h
“Martírio”, de Vincent Carelli, em colaboração com Ernersto de Carvalho e Tita
(Brasil, 2016, 162 min, 14 anos)

Vinte anos após registrar o princípio da grande marcha de retorno das comunidades Guarani Kaiowá aos seus territórios sagrados, e tomado pelos relatos de sucessivos massacres, o cineasta Vincent Carelli busca as origens deste genocídio. Trata-se de um conflito de forças desproporcionais – a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

Vencedor do prêmio especial do júri e do prêmio do público no Festival de Brasília; prêmio do público para documentário brasileiro e Prêmio Spcine para o Cinema Brasileiro de Melhor Documentário na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo; melhor filme no festival Janela Internacional de Cinema do Recife; melhor longa-metragem latino-americano no Festival de Mar del Plata; melhor filme e Prêmio Universidade Federal do Acre no festival Pachamama Cinema de Fronteira; melhor longa-metragem no FestCine Amazônia; prêmio especial do júri no Festival do Vale do Ivinhema.

Sala Umuarama, entrada gratuita por ordem de chegada, com retirada de ingressos a partir das 18h (limite de dois ingressos por pessoa). 139 lugares.