Café Filosófico
29
abr

na tv | o testemunho como chave ética, com marcio seligmann

  • tv cultura
  • 21:00

inédito na tv cultura
29/04| dom | 21h
O testemunho como chave ética
com Marcio Seligmann

O século XX foi marcado por uma sucessão de violências: guerras, genocídios, massacres… milhões de mortes nos quatro cantos do planeta.  Também obras e megaprojetos mataram pessoas e deixaram vítimas de desastres, que continuam a devastar a natureza e a dizimar comunidades e culturas locais. Como lidamos com esse acúmulo de violência? Como fica a memória dos mortos e desaparecidos? Traumas e experiências que nos levam a buscar construir uma ética da responsabilidade e do cuidado. Surge a necessidade de discutir e pensar o papel do testemunho é o que nos aponta o historiador Márcio Seligman Silva.

Série: Responsabilidade e novos horizontes

O que entendemos por responsabilidade? Temos consciência das consequências de nossas ações ou mesmo de nossas omissões? Da nossa interferência na vida de outros seres? Nos tornamos capazes, em virtude de nossa própria obra, de destruir a nós mesmos e ao planeta em que habitamos. Diante deste excesso de poder, tornou-se urgente ampliar os horizontes da responsabilidade.

Esta série traz uma reflexão filosófica sobre a ética do agir humano, com a contribuição do direito, da política, da psicanálise, da cultura.  Fazem parte desta série: Oswaldo Giacoia, Zeljko Loparic, Franklin Leopoldo e Silva, Renato Lessa, Celso Lafer e Marcio Seligmann Silva.