Música
19
maio

toda a forma de amor vale a pena: harlekin de stockhausen

  • instituto cpfl
  • 20:00

música contemporrânea
19/05| sáb | 20h
harlekin de stockhausen
paula pires | clarinete

Uma interpretação completa da peça para clarinete solo “Harlekin”, composta em 1975 por Karlheinz Stockhausen. A execução segue à risca as detalhadas instruções do compositor: ele prescreve um figurino especial (que ele mesmo desenhou originalmente), minuciosas instruções para movimentações da intérprete pelo palco e iluminação específica.

Descritivo:
O compositor alemão Stockhausen transformou em um clarinetista o célebre personagem da commedia dell’arte, forma de teatro popular na Itália dos séculos 15 e 16. O misto de músico, ator, clown e dançarino desce das alturas numa grande espiral, na expressão do compositor em suas detalhadas instruções para o intérprete: Primeiro ele encarna a figura do mensageiro de sonhos; em seguida, atua como um brincalhão construtor de formas, criando uma melodia nota a nota; assume-se como um lírico enamorado, transformando tudo, até o que é feio, em beleza pura; Melodia inteiramente construída, ele se transforma num pedante professor (quando erra, irrita-se muito); encarna a figura do dançarino apaixonado (aqui o intérprete dança ainda mais do que nos trechos anteriores); Aos poucos, reduz a melodia ao mínimo, e de repente transforma-se num espírito que dança e toca em espiral: depois de entoar 12 vezes cantos de pássaros transforma-se num pássaro e sobe finalmente às alturas de onde veio.

“A peça foi concebida e deve ser interpretada sem interrupção. Somente depois de tê-la escrito, eu descrevi as sete partes” (Stockhausen)

Paula Pires , clarinete:
Paula é doutoranda em Música pela Universidade de Évora e Mestra em clarinete solo, com nota máxima, pela Universidade de Música e Dança de Colônia. Após o bacharelado na Unesp, com Sérgio Burgani, foi bolsista de pós-graduação do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e premiada com a bolsa de aperfeiçoamento técnico e artístico da Funarte para estudos acerca de Karlheinz Stockhausen. Integra a Orquestra do Theatro São Pedro e é professora na EMESP em São Paulo.

sala umuarama | entrada gratuita, com retirada de ingresso a partir das 19h (dois ingressos por pessoa)