cafe filosófico

a criatividade transformadora: expressão de uma força vital, com andré martins (versão completa)

As leis da natureza têm uma ordem. O mundo não é entrópico. Ele tende a se organizar. Esta estruturação que vem de dentro para fora deve ser buscada dentro de nós, afirmou o filósofo e psicanalista André Martins durante o Café Filosófico CPFL sobre “A criatividade transformadora: expressão de uma força vital”.

“Kant retoma com todas as letras a pirâmide de que papai do céu fez o homem a sua imagem e semelhança; Spinoza diria que nós fizemos Deus a nossa imagem e semelhança. Deus não criou a natureza para que nós a exploremos, como diz a filosofia tradicional. Isso gerou o mundo insustentável e o esgotamento da natureza”, disse o palestrante.

Alguém pensar que índio não contribui para a economia é um absurdo. A ideia de que floresta deve ser destruída pra ser explorada é absurda. Grandes plantações de latifúndio com agrotóxico e transgênicos são absurdos”, afirmou.

Martins lembrou que estudos e tecnologias atuais mostraram ser possível ter plantação em larga escala mantendo a mata nativa. “É necessário pensar que somos parte da natureza, para entender qual é a estrutura dela à qual pertencemos para tentar usufruir nesse ciclo ecológico da natureza que nos constitui”.

Confira a íntegra do encontro:

e.

a criatividade transformadora: expressão de uma força vital, com andré martins (versão completa) from cpfl cultura on Vimeo.