Música

#entrevista | ernani aguiar (6º fmcb) | por joão marcos coelho

Entrevista de 27/03/19

Com o apoio do Instituto CPFL, a sexta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira homenageia dois dos mais importantes compositores brasileiros: Ernani Aguiar e Guinga.
O Festival de Música Contemporânea Brasileira, mais conhecido como FMCB, é um evento que tem como objetivo a valorização da música nacional por meio da homenagem a dois compositores brasileiros vivos a cada edição.
O projeto nasceu em 2014, a partir da pesquisa de doutorado da pianista Thais Nicolau, hoje responsável pela direção geral do FMCB. Desde então, o evento acontece anualmente em Campinas, e se destaca por unir pesquisa à performance e também por contar com a presença dos compositores homenageados durante todo o evento, oferecendo uma oportunidade única de interação entre artistas, compositores, pesquisadores, universidade e comunidade em geral.

ernani aguiar

Compositor, regente, professor e pesquisador, Ernani Aguiar é celebrado como uma das mais importantes personalidades da música erudita no Brasil. Desde 1987, é professor de regência da Escola de Música da UFRJ e do Instituto Villa-Lobos da Universidade do Rio de Janeiro. Também ministra cursos de regência no Brasil e no exterior. Em 1993, foi eleito para a Academia Brasileira de Música, sodalício máximo da arte musical no país, onde ocupa a Cadeira no. 4, cujo patrono é o compositor Lobo de Mesquita. Escreveu obras para coro “a capela”, orquestra, coro e orquestra, voz e acompanhamento, para instrumentos “solo” e em grupos diversos. Suas composições já ganharam dezenas de gravações, está sempre presente em programas de concertos no Brasil e no exterior, e sua discografia continua em expansão. No ano 2000, recebeu o prêmio “Açorianos” de música, pelo CD Novenas, com o Coral Porto Alegre, solistas e orquestra, com obras inéditas de José Maurício.