Café Filosófico
23
abr

gravação especial | bauman: diálogo da segurança e do efêmero, com leandro karnal

  • sala são paulo
  • 20:00

23/04 | seg | 20h*especial na Sala São Paulo
Bauman: diálogo da segurança e do efêmero
com Leandro Karnal, historiador

A partir da aceleração do mundo, facilitada pelas mudanças tecnológicas, o encontro reflete sobre Zygmunt Bauman e a releitura do mal estar da civilização de Freud.  Entre os pensamentos dos autores houve a reflexão dupla sobre o poder destruidor da guerra e o poder de um novo ethos dado pela internet.  Em meio a tantos caminhos possíveis, a nossa vontade de segurança é redefinida pelo caráter passageiro e contraditório do individualismo que se exibe a todo instante em redes. Como pensar o instantâneo que aspira ao total e a permanência do efêmero?   Como repensar a memória da barbárie declarada e objetiva das guerras em meio à sutileza de outra destruição, a do homem individual e livre?

*ingressos limitados. distribuição de ingresso gratuito a partir das 15h do dia 17/04/2018 através do site ingressorapido.com.br (máximo 2 ingressos por cpf). a entrada no evento será somente mediante apresentação de ingressos. ressaltamos que não haverá distribuição de ingressos e/ou fila de espera no dia do evento.

Leandro Karnal. Foto: Tatiana Ferro Fotografia

Módulo: Grandes intérpretes para questões do século 21

Nestas quase duas décadas do século 21, o mundo parece ter se agigantado diante de nós. Espalhou-se pelas redes e impacta a forma como nos relacionamos. As relações entre sujeitos e coletividades estão marcadas por profundas mudanças que demandam novas narrativas sobre o existir, em meio a subjetividades transitórias e vínculos cada vez mais efêmeros.

Curador da série, o filósofo e historiador José Alves de Freitas Neto (foto) e seus convidados nos chamam a revisitar grandes intérpretes na busca por reflexões e possibilidades para nosso século. Dividido em 8 encontros, este módulo reúne intelectuais e pesquisadores brasileiros para debater ideias e possibilidades de interpretação fundamentais a essa busca. O ponto de partida vem de autores que marcaram a história da Filosofia, da Psicanálise e das Ciências Sociais, referências do século 20 e 21, como Hannah Arendt, Jacques Lacan, Michel Foucault e Judith Butler.

Confira as outras palestra do módulo.


Data e local da retirada de ingressos a confirmarem. Acompanhe por aqui e pela nossa página no Facebook.