cafe filosófico

liberdade e criação artística – mercado e gosto, com flávia galli tatsch (íntegra)

 

Nenhum artista é uma ilha. Ele sempre está ligado ao mundo em que vive, afirmou a professora de História da Arte Flávia Galli Tatsch durante o Café Filosófico CPFL sobre “Liberdade e criação artística – mercado e gosto”.

No encontro, a especialista traçou um histórico das relações entre o artista e as formas de financiamento e consagração de seu tempo. Citou, como exemplo, a época em que a produção atendia às demandas da Corte. “A submissão dos artistas não era desvantajosa. Eles eram reconhecidos e remunerados. Mas ficavam atrelados ao Rei”, disse.

“A liberdade do artista hoje passa pela raridade e originalidade de sua obra. Deve ser uma obra única. Isso dá ao artista o controle de sua própria obra.”

Ainda assim, de acordo com a historiadora, o poder econômico perpassa a liberdade do artista. “O mercado promove o gosto por meio dos museus, galerias, Bienais e do público.”

As feiras atuais, lembrou, são formadas por um curador internacional. “Ele decide o que o público vai apreciar ou não. E nós apreciamos a obra de forma livre ou por questões que incidem sobre ela?”

Segundo ela, o fracasso de crítica e público de Van Gogh em sua época garantiu a liberdade a ele, e seu posterior reconhecimento.

Tatsch relacionou a maior liberdade do público à intimidade com a obra de arte. Essa liberdade consiste em “deixar os olhos passearem pelos milímetros da obra”. “Essa apreciação não se transformou numa servidão voluntária com o selfie?”, questionou. “Onde fica a nossa liberdade de fruição com o selfie? Será que o selfie não nos tira a capacidade de reflexão sobre a obra?”

Hoje, afirmou, o artista sabe quando pode produzir algo que vai agradar ou não o público e como vai mostrar a obra.

“O acesso a museus é maior. Mas os jovens têm uma autonomia assistida. No Louvre, por exemplo, é impossível apreciar qualquer obra com um minuto de paz”.

Além disso, afirmou, quando o artista transforma sua obra em pastilha de banheiro e tema de ventilador do teto, corre o risco de banalizar a sua obra.

Confira abaixo a íntegra do encontro:

liberdade e criação artística – mercado e gosto, com flávia galli tatsch (íntegra) from cpfl cultura on Vimeo.