cafe filosófico

tesouro de vida na amazônia: tecnologia verde a serviço do clima amigo, com antonio nobre (íntegra)

tesouro de vida na amazônia: tecnologia verde a serviço do clima amigo

com antonio nobre, phd em earth system sciences, pela university of new hampshire e autor do relatório “o futuro climático da amazônia”

“Os marqueteiros falam para o cérebro animal, que controla o corpo e o comportamento. Já viram propaganda de cerveja falando da lógica de tomar cerveja? Como queremos ‘vender’ controle de mudança climática falando só de lógica? O cérebro animal não compreende. Mudança climática é um tema grande. Não chega ao cérebro animal. Por isso precisamos de marqueteiros bem intencionados. Precisamos falar com a sensibilidade das pessoas. Com as crianças dentro de todos nós. Precisamos falar por meio de figuras de linguagem. Para falar com o medo e as emoções de cada um”.

O alerta é do cientista Antonio Nobre, Ph.D em Earth System Sciences, pela University of New Hampshire, e autor do relatório “O futuro climático da Amazônia”. Ele falou sobre a necessidade de mudança no modelo de ocupação humana nas florestas e dos riscos do aquecimento global durante a gravação do programa Invenção do Contemporâneo, da CPFL Cultura, sobre “Tesouro de vida na Amazônia: tecnologia verde a serviço do clima amigo”.

“Não somos alarmistas. O animal se preocupa com o que vai comer, em não ser comido, e com a reprodução. A neurociência nos ajuda a entender isso. Precisamos despertar o cérebro animal para o perigo imediato. Se não, seremos engolidos não pelos nossos predadores, mas pelos nossos atos”, afirmou.

Nobre comparou a urgência do tema a um seguro-obrigatório de automóvel. “Fazemos seguro do carro porque temos a percepção do risco. O que está em jogo na mudança climática não nos dá a opção de não fazer este seguro. Perder uma floresta, que nos garante serviços dos quais nossa economia e nossa vida dependem, não tem preço. Fazer seguro equivale a (assinar o acordo de) desmatamento zero ontem. O Brasil ainda não assinou este compromisso para 2020. Replantar floresta e acabar com o desmatamento e as queimadas são o seguro obrigatório. Temos de fazer.”

O encontro é parte da série de debates promovida pela CPFL Cultura, em parceria com o Planeta Sustentável, sobre os caminhos para o novo acordo global de clima que se pretende alcançar até dezembro de 2015 durante a Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas (Cop21) de Paris.

O programa já reuniu nomes como o indiano Pavan Sukdev, fundador e presidente da Gist Advisory (http://migre.me/q2XGb), o engenheiro florestal Tasso Azevedo (http://migre.me/q2XHY), o climatologista Carlos Nobre (http://migre.me/q2XJj) e a engenheira e ex-secretária nacional de Mudanças Climáticas Suzana Kahn Ribeiro (http://migre.me/q2XPQ). Nos links é possível acessar a íntegra das palestras.

 

tesouro de vida na amazônia: tecnologia verde a serviço do clima amigo, com antonio nobre from cpfl cultura on Vimeo.

realização: cpfl cultura e planeta sustentável | patrocínio: cpfl energia | parceiros: pacto global, ethos, cdp, epc