cafe filosófico

transformações do sofrimento psíquico, com christian dunker (versão tv cultura)

Nós, os mortos-vivos

O psicanalista Christian Dunker, professor livre docente da USP, faz um panorama do sofrimento psíquico em diferentes contextos históricos neste Café Filosófico CPFL. O programa foi ao ar no domingo, 27/07, na TV Cultura.

“A forma como a gente fala do modo como a gente sofre muda a forma como a gente sofre. Cada vez que a gente dá um nome para um mal estar, ele vira sofrimento”, diz o especialista durante o programa.

Em sua apresentação, Dunker analisa as neuroses comuns da contemporaneidade, inclusive de quem perdeu a articulação narrativa do sofrimento. “O que é um zumbi? É alguém que já morreu e não sabe que morreu. Então permanece no movimento automático, despersonalizado, sem queixas. Só anda e tenta comer outras pessoas. Na narrativa sobre zumbis, esta é a metáfora para dizer ‘perdi minha alma e vou recuperá-la me apossando do outro. Não sei o que tem lá, mas se eu ingeri-lo, talvez eu me salve’”.

Ele classificou como “normalopada” o indivíduo que jura estar tudo bem com ele enquanto o mundo está desabando. “Ele leva uma vida chata, sem aventuras, sem desencontros. É o sujeito com altíssima disposição à adaptabilidade.

transformações do sofrimento psíquico, com christian dunker (versão tv cultura) from instituto cpfl | cultura on Vimeo.

neste café filosófico o psiquiatra christian dunker fala sobre as transformações do sofrimento psíquico, traçando um panorama histórico dos últimos 100 anos. ao longo dos tempos ele foi reconhecido e tratado de diferentes maneiras. à medida que o mundo se transforma novos olhares são lançados sobre este tipo de sofrimento. a cada época o seu sofrer. dunker ainda nos traz a noção de que o sofrimento psíquico está relacionado também ao nosso modo de expressão, a maneira como conseguimos ou não falar sobre ele. gravado em 19 de outubro de 2012.