fbpx

Busca avançada

  • [na tv] soft power e imagem da china moderna, com fernanda ramone

    domingo | 20 set 2020

    19:00

    [na tv] soft power e imagem da china moderna, com fernanda ramone

    20/09 | dom | 19h
    Soft power e imagem da China moderna, com Fernanda Ramone
    Por um longo tempo a estratégia econômica da China para se desenvolver foi a de produzir muito e vender barato para o mundo. Isso criou uma imagem estereotipada do “made in China”. Já há alguns anos, porém, essa estratégia mudou: o país tem feito esforços e destinado investimentos para aproximar-se do Ocidente, econômica e culturalmente, desconstruindo os antigos estereótipos para se tornar, no século 21, uma das maiores potências do cenário mundial. É nesse contexto que o país quer lança mão do soft power, um novo tipo de influência global para mostrar ao mundo uma nova imagem de si mesma: milenar e tradicional mas também contemporânea, tecnológica e avançada.

  • [grandes reflexões] prometeu e pandora: conhecimento e castigo, com carlos byington e maria helena guerra

    terça-feira | 22 set 2020

    23:00

    [grandes reflexões] prometeu e pandora: conhecimento e castigo, com carlos byington e maria helena guerra

    22/09 | terça | 23h
    (exibido 01/04/2007)

    Neste programa, os analistas junguianos Carlos Byington e Maria Helena Guerra, interpretam a partir da história de Narciso e Eco a autoestima e a frustração.

     

  • [live] série a consciência mascarada recebe josé alves de freitas neto

    quinta-feira | 24 set 2020

    18:00

    [live] série a consciência mascarada recebe josé alves de freitas neto

    24/09 | qui | 18h
    Liberdade e Sujeição, com o historiador e filósofo José Alves de Freitas Neto

    Os sentidos da liberdade e da sujeição se reconfiguraram no contexto da pandemia. As tensões entre desejos individuais e práticas sociais restritivas reposicionou o debate entre público e privado, entre bem comum e interesse particular. As mudanças no comportamento político e social ensejam traços autoritários e legitimações em tempos excepcionais. As urgências da humanidade diante de um vírus, que ameaça a possibilidade de futuro, apontam para novas questões e significados sobre a liberdade e o que nos sujeitamos em seu nome. Este encontro do café faz parte série A consciência mascarada: larvatus prodeo, com curadoria do historiador Leandro Karnal. Ative seu lembrete em nosso canal do youtube:

  • [na tv] china e os novos caminhos, com jaime spitzcovsky

    domingo | 27 set 2020

    19:00

    [na tv] china e os novos caminhos, com jaime spitzcovsky

    27/09 | dom | 19h
    China e os novos caminhos, com Jaime Spitzcovsky
    Até pouco mais de 30 anos atrás, a China era essencialmente um país rural. Mas com as reformas implementadas por Deng Xiaoping este cenário mudou. Houve um impressionante processo de urbanização. E mais, a mudança da economia, elevou a renda da população, deu acesso ao consumo, e fez surgir a classe média. O processo de modernização inseriu o país na economia global e impulsionou o desenvolvimento tecnológico, o que pode ser decisivo para o futuro da China e impactante para o futuro do mundo. Mas entrando no panorama mundial, a sociedade chinesa se depara com grandes dilemas: viver a abertura econômica, a influência de costumes e tendências de outros países, e ao mesmo tempo manter sua identidade política e ideológica.

  • [grandes reflexões] jasão e medéia: traição e vingança, com carlos byington e maria helena guerra

    terça-feira | 29 set 2020

    23:00

    [grandes reflexões] jasão e medéia: traição e vingança, com carlos byington e maria helena guerra

    29/09 | terça | 23h
    (exibido em 08/04/2007)

    A riqueza simbólica e narrativa do mito de Jasão e Medéia é o tema deste Café Filosófico. Uma história que começa quando o herói Jasão tem que buscar o velocino de ouro – a pele sagrada de um carneiro protegida por uma serpente, num bosque no fim do mundo. Jasão chama os 50 maiores heróis da Grécia, e com eles parte na célebre viagem dos argonautas, enfrentando toda sorte de perigos e desafios. No lugar “onde o sol encontra as trevas”, consegue recuperar o velocino com a ajuda de Medéia, que por ele se apaixona. Para ficar próximo de seu amor, Medéia comete uma série de crimes, inclusive contra seu irmão. Mas o maior de todos será contra seus próprios filhos com Jasão, depois que ele a abandonou para se casar com a filho do rei de Corinto, por puro interesse. Os analistas junguianos Carlos Byington e Maria Helena Guerra decifram a complexidade deste mito, que guarda muitos ensinamentos em um verdadeiro mergulho nos mistérios da vida e do inconsciente.

  • [live] concerto com o grupo rio primavera com participação da orquestra anelo

    quarta-feira | 30 set 2020

    20:00

    [live] concerto com o grupo rio primavera com participação da orquestra anelo

    30/09 |qua | 20h
    A mesma paixão pela música
    Grupo Rio Primavera com participação do Instituto Anelo

    O grupo Primavera, formado por instrumentistas e cantores chineses, dialoga com os jovens músicos do Instituto Anelo. O que os une – e nos une, em todo o planeta – é a mesma paixão que temos pela música, uma das raras características da humanidade a qualquer tempo, e em todos os lugares. A música chinesa mantém a milenar tradição de seguir um programa, ou pelo menos evocar uma atmosfera, um clima, um sentimento. Assim, são frequentes as alusões ao campo. E a música toma emprestadas, muitas vezes, melodias e canções do riquíssimo folclore. Do lado brasileiro, as raízes africanas destacam-se pelo ritmo contagiante. O resultado é música que emociona.

    Gupo Rio Primavera
    Francisco Guo – .DI ZI(flauta)
    Oscar Yuan – ER HU(duas cordas)
    Gao Qinxiang – YANG QIN(dulcimer)
    Juliana Wu – HU LU SI(curcubite), teclado e voz
    Chen Hong – Acordeão

    Programa:
    “Uma flor e uma lua cheia” G 2’34 ”
    Huang Yijun composto em 1935
    “O riozinho flui” em D (com canto) 2’34 ”
    Canção folclórica de Yunnan, composta por Yin Yigong em 1947
    “Uma risada no mar” D 1’40 ”
    Letras e músicas de Huang Zhan
    “Os amantes das borboletas” C 5’04 ”
    Chen Gang, He Zhanhao, criado em 1958
    Tecla F “Baikal” 3’23 ”
    Letras e músicas de Li Jian
    “Phoenix sob o luar” C (com canto) 4’42 ”
    Lírico: Ni Weide, Compositor: Shi Guangnan
    “Happy” G 1’58 “criado por Liu Mingyuan em 1958


assine a nossa newsletter

Inscreva-se para receber a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos do Instituto CPFL no seu e-mail. E não se preocupe, vamos enviar apenas os temas que são do seu interesse.

Inscreva-se para receber nossa newsletter